• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Boa Vista é a capital brasileira com maior taxa de mortalidade no trânsito, aponta observatório


Em 2022, a capital roraimense teve um índice de 26,7 mortes para cada 100 mil habitantes. Dados mais recentes são do levantamento do Observatório da Saúde Pública, da Umane. Subtenente da Polícia Militar de Roraima morre em acidente de trânsito.
Divulgação/PMRR/Arquivo
Boa Vista foi a capital brasileira com a maior taxa de mortalidade por acidentes de trânsito em 2022. É o que revela dados mais recentes de um levantamento feito pelo Observatório da Saúde Pública (OSP), da Umane, associação civil sem fins lucrativos.
A capital roraimense lidera o ranking com um índice de 26,7 para cada 100 mil habitantes. Em números absolutos, 113 pessoas perderam a vida no trânsito de Boa Vista ao longo do ano de 2022.
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
➡️Segundo o estudo, a maioria das vítimas são homens, 84,1% do total de óbitos. O levantamento informa ainda que a faixa etária que mais morre no trânsito é a de pessoas com idades de 35 a 44 anos: foram 34 vítimas em 2022.
No ranking das maiores taxa, Boa Vista ficou a frente de Palmas (TO), que teve índice de 25,9, e de Cuiabá (MT), com 19,6 (veja o ranking completo mais abaixo).
Já as capitais que registraram as menores taxas de mortalidade no trânsito em 2022 foram São Paulo (3,6), Salvador (5,1) e Natal (7,1). O levantamento é baseado nos dados do DataSUS, disponíveis no Observatório da Saúde Pública.
Taxa de mortalidade no trânsito nas capitais do Brasil
Um dos casos em Boa Vista foi o do subtenente da Polícia Militar Fabio Nogueira Santos, de 45 anos. Ele morreu em dezembro de 2022, após ter a motocicleta atingida por um carro no bairro Santa Tereza, na zona Oeste.
Fabio Nogueira chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Geral de Roraima (HGR).
Outro caso foi o do mototaxista Everton dos Santos, de 22 anos, que foi atingido por um carro no bairro Caranã, também na zona Oeste. O carro era conduzido por um jovem, de 27 anos, que estava embriagado.
Direção defensiva: veja dicas de instrutor para evitar acidentes de trânsito
Mortalidade no trânsito no Brasil
De acordo com o estudo, em todo o Brasil, houve um crescimento de 6% no número de mortes no trânsito entre 2019 e 2022. No primeiro ano foram registrados 32.879 mortes nas ruas do país e em 2022, foram 34.892.
A maior parte das vítimas de acidentes de trânsito no Brasil são os homens. Em 2022, eles representaram 83% dos mortos, conforme o estudo.
No recorte racial, no mesmo ano, a maioria das mortes foi de pessoas negras (pretas e pardas), 20.743 (60%) dos 34.892 óbitos. Já a faixa etária que mais morre no trânsito é a de 25 a 34 anos, foram 6.991 mortes (20%) em 2022.
Observatório da Saúde Pública
O Observatório da Saúde Pública (OSP) é uma plataforma desenvolvida pela Umane que reúne dados, análises e pesquisas sobre saúde no Brasil de forma gratuita. O objetivo é facilitar o acesso a dados e contribuir para a tomada de decisões de profissionais de saúde, pesquisadores e gestores públicos, expandindo o acesso a informações de saúde confiáveis.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.