Jackson Peixoto Rodrigues, de 41 anos, conhecido como Nego Jackson, foi assassinado a tiros dentro da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan). Polícia faz operação contra organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas em Porto Alegre
Polícia Civil/Divulgação
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta terça-feira (14), 20 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas em Porto Alegre.
Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
No total, foram cumpridas 51 ordens judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão, nas cidades de Porto Alegre, Charqueadas, Montenegro, Arroio dos Ratos e Canoas.
Segundo a investigação, que começou em 2023, o grupo seria chefiado por um homem que foi morto em novembro de 2024 dentro da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan). Jackson Peixoto Rodrigues, de 41 anos, conhecido como Nego Jackson, foi assassinado a tiros. Após o crime, conflitos entre grupos criminosos teriam se intensificado, segundo a polícia.
“A investigação revelou que o indivíduo era peça-chave nas operações da organização criminosa, envolvendo-se diretamente na compra e venda de drogas e armas, além de articular atividades como distribuição de entorpecentes, coleta de lucros ilícitos, lavagem de dinheiro e logística de transporte e armazenamento”, esclareceu o delegado Joel Wagner, responsável pela ação da polícia.
Em um dos locais que foi alvo de mandado de busca e apreensão, no bairro Cascata, em Porto Alegre, a polícia apreendeu tubos que eram usados para arremessar droga para dentro de presídios. Nos materiais, há ganchos que seriam usados para fixá-los em drones.
Os presos devem ser encaminhados para delegacias de polícia e, então, para casas prisionais.
Polícia prende suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Porto Alegre
Ronaldo Bernardi/RBS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS