O IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) promete dar início à análise dos documentos referentes aos licenciamentos para a construção da Marina da Beira-Mar Norte a partir do dia 6 de janeiro.
Para isso a Prefeitura de Florianópolis tem até o dia 5 como prazo para entregar os últimos detalhes que foram solicitados pelo Instituto do Meio Ambiente no começo do mês.
A presidente do IMA, Sheila Meirelles, conversou com a Coluna Bom Dia.
O que resta para a liberação das licenças para a construção da Marina da Beira-Mar?
O IMA tem trabalhado em conjunto com a prefeitura desde a licença prévia, onde os técnicos têm se reunido para debater alguns critérios do licenciamento ambiental, sem deixar de cumprir a legislação e entregar, de maneira bem estruturada e segura, aquilo que a população de Florianópolis espera há tanto tempo, né?! A minha percepção é que a parte das licenças está bem adiantada.
Qual a estimativa do IMA para a liberação das licenças?
A gente acredita com a juntada de documentos que eles (no último encontro com a Prefeitura) se comprometeram até o final deste ano para que no dia 6 de janeiro nossos técnicos, ao retornarem do recesso, possam se debruçar em cima do processo para dar a resposta que a população tanto espera no menor prazo possível.
Santa Catarina já viu algo desse tamanho no que diz respeito a complexidade do empreendimento?
Santa Catarina nunca teve um licenciamento de marina nessa magnitude. Já licenciamos a Marina de Itajaí, de Balneário Camboriú, mas a parte técnica e parte estrutural da Marina da Beira-Mar Norte é diferente de todas as outras que já foram licenciadas pelo Instituto. Então ela demanda um pouquinho mais de estudo, mas a nossa equipe está pronta para finalizar toda essa análise.