A dupla Apolo e Penélope tirou a sorte grande. Mesmo após ficarem conhecidos como os gatos abandonados por uma motociclista em uma rua de Joinville, no Norte catarinense, os bichanos encontraram uma família que os acolheu com muito amor. “Quando chegamos em casa era como se já morassem ali há anos e só estavam retornando de um passeio”, conta a tutora e nova “mãe” da dupla, Gizelle Marques.
“Foi incrível, me emocionei muito nesse hora e chorei. Eles sabiam onde era o quarto, onde era a sala… foi incrível”, relata Gizelle. Os dois chegaram ao novo lar no dia 29 de novembro. Essa data, porém, vai muito além de um dia comum para a tutora. “Eles vieram para mim no dia do aniversário da minha mãe que hoje mora no céu”, relembra.
Família de 8
Gizelle, seu marido e seu filho já contavam com a companhia de dois cachorros e um gato, o Carlos Eduardo, que já tem 16 anos. A decisão de incluir outras duas vidas à família, no entanto, não foi difícil. “As coisas sempre são sobre o que precisamos e não sobre o que queremos, não pude fazer vista grossa para esse pedido”, diz a tutora.
Como gatos abandonados por motociclista chegaram ao novo lar
A dupla de gatos abandonados estava subdesnutrida e desidratada quando chegou à nova família. Apolo pesava pouco mais de 700 gramas, já Penélope estava com 500 gramas.
Além do baixo peso, os dois estavam com vermes e precisaram iniciar um tratamento imediato devido à gravidade do quadro de saúde. “Apolo sentia muito dor na barriguinha, a ponto de ficar deitado sem se mexer. Penélope, apesar de bem menor, estava mais ativa desde o início, mas apresentava problemas de pele, muito provavelmente devido às deficiências de nutrientes”, conta Gizelle.
Como estão Apolo e Penélope
Hoje, Apolo está pesando 1.146 kg e Penélope 935 gramas – e subindo, segundo Gizelle. A tutora conta que a dupla segue em tratamento para vermes, e Penélope ainda precisa tomar banho para aliviar e controlar a coceira da pele.
Os bichanos também passaram pelo teste da leucemia felina, conhecida como Fiv/Felv, que deu negativo. “Ainda temos um bom caminho pela frente, mas eles estão se recuperando super bem”, conta.
Ainda segundo Gizelle, em pouco tempo a dupla já se tornou uma parte importante da família. “Hoje nosso foco é deixá-los fortes e saudável, porque amor nunca mais vai faltar”, afirma.
Em breve, Apolo e Penélope poderão conhecer o irmão felino e os cães da família. A adaptação, no entanto, segue acontecendo aos poucos. “Dudu já demonstra interesse, curioso para conhecer os novos moradores. Está indo tudo muito bem.”
Vida de estrelas
Para compartilhar o progresso da recuperação da dupla com a comunidade joinvilense, a família criou um perfil na internet. Na conta, a família mostra o dia a dia de exames e brincadeiras dos bichanos.
Em poucos dias, o perfil já reúne mais de 100 seguidores e registra comentários de moradores da região que acompanham a história desde o início. “Fiquei chocada com a notícia do abandono. Mas agora eles estão bem. Sem fome, frio, medo… Só quem ama os animais sabe a alegria que é saber dessas histórias com finais felizes”, comentou Margaret Briesemeister em uma das publicações.
Arrecadação virtual
No perfil também é possível acompanhar detalhes de exames e procedimentos que a dupla precisa realizar. Apenas os primeiros tratamentos já ultrapassaram o valor de R$ 1.200.
Por isso, a família criou uma “vaquinha” online para arrecadar verba para auxiliar no custeio dos tratamentos. Detalhes sobre a arrecadação e como doar podem ser encontradas no perfil da dupla na rede social.
Relembre caso de abandono
O abandono dos gatos foi registrado por uma câmera de segurança e gerou revolta na internet. No vídeo, é possível ver uma mulher parando uma moto na rua Farroupilha e descendo do veículo. Ela caminha até a calçada, abre a mochila e começa a tirar, discretamente, os animais de dentro.
A motociclista os joga em uma área de mata na rua. Em poucos segundos, ela retorna ao veículo e foge. Um dos gatos tenta seguir a mulher, mas acaba ficando para trás.
A motociclista foi identificada como uma mulher de 26 anos. Ela foi alvo de um mandado de busca e apreensão na manhã de terça-feira (17), no bairro Morro do Meio. A ação foi conduzida pela DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Joinville.
Durante a ação, os agentes apreenderam a motocicleta elétrica utilizada no crime e encontraram diversos outros animais em situação de negligência na casa da investigada.
“Já temos a convicção da autoria desse abandono. O resultado da busca foi positivo, pois conseguimos localizar os elementos identificadores apontados pela investigação, como as características da motocicleta, as tatuagens e as vestes usadas pela suspeita no dia do crime. A motocicleta passará por exame pericial”, destacou a delegada Tânia Harada.
A delegada também informou que a equipe detectou negligência em relação a outros animais encontrados na propriedade. “Na casa havia dois cães não castrados, uma ninhada grande de filhotes e um gato também não castrado. Para prevenir novos casos de abandono, estamos comunicando o Centro de Bem-Estar Animal de Joinville”, explicou.
Tânia Harada reforçou que a cidade conta com mutirões de castração gratuitos e destacou que não há justificativa para manter animais nessas condições. O caso segue em investigação, e a suspeita pode responder pelo crime de maus-tratos a animais, conforme previsto na legislação brasileira.