Os amantes de gatos costumam se perguntar por que os felinos sempre cobrem o rosto com uma das patas enquanto dormem. Os motivos são variados, que vão desde a necessidade de manter o calor corporal ao instinto de proteção.
Conhecidos pela capacidade de conseguir descansar por longas horas, esses pets possuem uma atração especial pelo calor, uma vez que, na natureza, os gatos selvagens procuram abrigos quentes e seguros, protegendo-se dos predadores e conservando energia para a caça.
Isso se mantém nos animais domésticos, que, apesar de não depender da caça para se alimentar, continuam com o hábito de dormir em espaços quentes e cobrir o rosto, na tentativa de manter a temperatura corporal.
Quais são os motivos dos gatos cobrirem o rosto enquanto dormem
Conservação do calor
De acordo com um estudo realizado pela Associação Internacional de Consultores de Comportamento Animal, os gatos cobrem o rosto para conservar a temperatura do corpo, algo extremamente importante para ele, pois sua temperatura ideal fica em torno de 29 graus .
Stephen Quandt, especialista em comportamento felino, contou em entrevista ao Cat Behavior Help que ao se enrolar como uma bola e cobrir o rosto, o animal consegue se manter aquecido e confortável enquanto dorme.
A sensibilidade dos olhos em relação à luz também é um dos motivos de se cobrirem. Segundo estudos de comportamento felino, cobrir os olhos enquanto dormem os ajuda a regular a quantidade de luz que recebem, criando um ambiente escuro e confortável para um sono mais profundo.
Proteção dos longos bigodes
Os característicos bigodes de gatos são ferramentas que permitam que tenham uma conexão profunda com o sistema nervoso do gato, o que permite que eles percebam mudanças sutis em seu ambiente.
Por conta da sensibilidade, eles costumam proteger essa área receptiva, cobrindo-a enquanto tiram seu momento de descanso, inibindo estímulos externos.
Proteção
Uma das áreas mais vulneráveis do corpo, o rosto dos gatos é um de seus pontos mais protegidos. Apesar de não enfrentar predadores, os pets domésticos mantém o comportamento de se protegerem, mesmo durante o sono.
Cobrir o rosto fornece a sensação de segurança, pois protege partes cruciais como olhos, nariz e boca. Esses pontos de sua anatomia, além dos bigodes, são especialmente sensíveis e essenciais para sua sobrevivência e comunicação.
Necessidade de conforto
Outra razão para o comportamento típico do felino é o conforto, pois assim como os humanos adotam posições específicas ao dormirem, os pets também tendem a procurar jeitos mais confortáveis de descansar.
A posição adotada é muito parecido com a posição fetal, ação instintiva que não só proporciona calor, mas também uma sensação de relaxamento completo.