Foi possível observar constelações características desta fase de transição entre a primavera e o verão no hemisfério sul, como a famosa As Três Marias. Três planetas também puderam ser observados: Mercúrio, Vênus e Saturno. Durante o apagão registrado em Itapetininga (SP) foi possível observar constelações
Rodrigo Raffa/Clube Centauri
Mais de 20 cidades foram atingidas pelo apagão registrado na noite de quarta-feira (20) em SP, incluindo Itapetininga (SP). Mas nem tudo foi um problema, pelo menos para o Clube de Astronomia Centauri, que viu na escuridão uma oportunidade para observar o céu noturno na área urbanizada da cidade sem a chamada poluição luminosa.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
De acordo com o astrônomo e professor do Clube Centauri Rodrigo Raffa, foi possível observar constelações características desta fase de transição entre a primavera e o verão no hemisfério sul, como a famosa As Três Marias, que cientificamente é chamada de Constelação de Órion.
Além disso, três planetas puderam ser observados: Mercúrio, Vênus e Saturno.
O fotógrafo e videomaker Gustavo Moraes também fez um registro aéreo de Itapetininga durante o apagão. Veja o vídeo abaixo:
Clube de astronomia aproveita apagão para desvendar o céu em Itapetininga
Poluição luminosa
Segundo o professor Rodrigo Raffa, a poluição luminosa é um dos principais desafios enfrentados pelos praticantes da astronomia observacional em áreas urbanas. Isso porque a luz artificial excessiva não apenas apaga o brilho das estrelas, mas também interfere no bem-estar de diversos ecossistemas.
Animado com a oportunidade do apagão, Raffa publicou no site do clube de astronomia um artigo ressaltando o momento: “… em meio à escuridão, algo extraordinário aconteceu: o céu noturno, normalmente escondido pela poluição luminosa, revelou sua beleza”.
“Este breve apagão nos lembra da importância de preservar o acesso ao céu noturno. O Clube de Astronomia Centauri reforça a necessidade de políticas públicas que promovam uma iluminação responsável, com tecnologias que reduzam o desperdício de luz e minimizem o impacto ambiental. O céu estrelado é um patrimônio de todos nós, uma fonte de inspiração que, além de alimentar nossa curiosidade científica, conecta gerações ao longo da história”, disse ao g1.
O apagão
Conforme a empresa responsável pelo fornecimento da energia elétrica para as concessionárias, as causas do apagão estão sendo apuradas.
Houve uma ocorrência em dois circuitos das linhas de transmissão que conectam as subestações Jurumirim e Capão Bonito, operadas pela companhia, o que impactou o fornecimento de energia às distribuidoras.
A ISA Energia Brasil informou que a ocorrência impactou o fornecimento de energia para as distribuidoras. Veja as cidades afetadas no mapa abaixo:
A empresa esclareceu ainda que, no momento da ocorrência, não havia atividade de manutenção nos ativos que atendem a essas cidades.
“A companhia reforça que o fornecimento de energia à distribuidora foi restabelecido ainda ontem, às 19h44, e a rede da companhia segue operando normalmente.”
Apagão atingiu várias cidades da região de Itapetininga (SP), na noite de quarta-feira (20)
Carla Monteiro/g1
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM