• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Vice-campeã mundial, atleta de Blumenau se destaca no cenário internacional de fisiculturismo

Uma atleta de fisiculturismo de Blumenau tem se destacado no cenário nacional e internacional. Roberta Raquel Leismann, de 37 anos, faz musculação há 11 anos, mas a competição esportiva surgiu em sua vida há apenas 15 meses.

Atleta de Blumenau com título mundial nas mãos

Vice-campeã mundial, atleta de Blumenau se destaca no cenário internacional de fisiculturismo – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND

Natural de Videira, ela cresceu em Arroio Trinta e se mudou para Blumenau aos 17 anos, para estudar Sistemas de Informação na FURB (Universidade Regional de Blumenau), onde se formou. Atualmente, Roberta concilia seus treinos com a profissão de analista e arquiteta de software em uma empresa.

Moradora do bairro Velha, a atleta amadora foi vice-campeã mundial no World Championship Pro-AM Brazil 2024 e campeã brasileira do Troféu Roberto Gervásio 2024, da WFF (World Fitness Federation), considerada a federação fitness mais tradicional do mundo.

A estreia de Roberta na modalidade aconteceu no Mercosur Cup Pro Qualifier 2023, realizado na cidade de Blumenau, em agosto de 2023. A atleta deu o ponta pé inicial com vitória, conquistando o primeiro lugar na categoria Sport Model Novice e ficando no Top 3 da categoria Sport Model Open.

Atleta com título conquistado em Blumenau

Estreia de Roberta no fisiculturismo aconteceu em Blumenau, em agosto de 2023 – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND

Toda a preparação da catarinense é feita por meio do coach Bruno Deschamps e do treinador Luiz Gustavo Ineichen, que a auxiliam e incentivam a ir em busca dos melhores resultados possíveis.

Atleta de Blumenau conquistou grandes feitos no fisiculturismo

Com menos de dois anos na modalidade, a atleta de fisiculturismo já acumula ótimas colocações e resultados significativos, com 8 pódios conquistados e 10 títulos no total.

Entre seus grandes feitos está o título de vice-campeã mundial na categoria Sports Model, adquirido na competição realizada em Curitiba (PR), em junho deste ano. A catarinense ficou atrás apenas de uma competidora boliviana.

Na competição nacional, realizada em 9 de novembro, também em Curitiba, ela alcançou o topo mais alto do pódio, sendo campeã na categoria Sport Model e vice-campeã na categoria Wellness, onde fez sua estreia.

A vaga no mundial foi garantida em maio deste ano, após Roberta se tornar campeã na categoria Sport Model, no campeonato do Mr. Paraná. Menos de um mês depois, ela garantiu mais outras duas vagas ao ficar em 2º lugar como Sport Model, e em 4º lugar ao fazer sua estreia na categoria Bikini, durante o campeonato Mr. Santa Catarina.

Roberta com troféu conquistado na competição nacional em Curitiba  - Arquivo pessoal/Reprodução ND

1
3

Roberta com troféu conquistado na competição nacional em Curitiba – Arquivo pessoal/Reprodução ND

Atleta amadora com troféu conquistado na competição nacional em Curitiba  - Arquivo pessoal/Reprodução ND

2
3

Atleta amadora com troféu conquistado na competição nacional em Curitiba – Arquivo pessoal/Reprodução ND

Roberta no Mr. Santa Catarina - Arquivo pessoal/Reprodução ND

3
3

Roberta no Mr. Santa Catarina – Arquivo pessoal/Reprodução ND

Roberta conta que a motivação de competir no fisiculturismo surgiu através da vontade de superar a si mesma, sempre em busca de novos desafios. Seu objetivo na modalidade é continuar evoluindo fisicamente, para seguir nas competições.

“Ser atleta não é fácil, muito menos confortável. É viver na zona de confronto, é superar limites que parecem impossíveis. Ser atleta é uma vida totalmente diferente, que além de tudo, desafia você a ser alguém melhor em todas as áreas”, destacou.

Treino, disciplina e muito foco estão por trás dos grandes resultados

Ao portal ND Mais, Roberta contou como foram as preparações para as competições, que ocorreram paralelas ao seu trabalho como analista de sistemas.

“As preparações foram intensas, muito treino de musculação, cardio, dieta regrada e treinos de poses. É preciso passar muita fome para baixar o peso, perder gordura, e beber muita, muita água. Na semana anterior ao mundial, eu competi no Mr. Santa Catarina, então meus treinadores pegaram o feedback deste resultado, trabalhamos em melhorar os detalhes, e fomos para o mundial”, explicou.

Conforme a atleta, a competição nacional de fisiculturismo, na qual obteve o título de campeã, foi sua preparação mais difícil, pois precisou construir corpo e mente em meses intensos de privação e dedicação, para alcançar os melhores resultados possíveis.

“É um desafio muito difícil, pois você precisa lutar diariamente, controlar sua mente, focar no objetivo e tentar não errar. Estando frio, chovendo, calor ou cansada, não importa, precisa seguir o plano”, destacou.

Atleta de Blumenau produzida para competição

De Blumenau, atleta de fisiculturismo já reúne 10 títulos – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND

Roberta enfatizou que, para um atleta, são 24 horas de dedicação diárias, todos os sete dias da semana. Além disso, a dieta deve ser seguida regularmente, até mesmo nos finais de semana e feriados.

“Nas últimas semanas para a competição a dieta é extremamente delicada, zero açúcar, zero álcool e pouca quantidade de proteína, legumes e carboidrato, tudo devidamente pesado na balança”, contou.

A atleta treina cinco dias da semana, com dois dias de descanso, onde pratica apenas cardio. Ela destacou que descansar é extremamente importante, e que isso faz parte de sua estratégia para alcançar o objetivo.

Roberta com vestido prata durante evento mundial de fisiculturismo

Vice-campeã mundial de fisiculturismo é moradora de Blumenau – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND

Em 15 meses que iniciou sua jornada no fisiculturismo, Roberta recorda o momento mais marcante que viveu no esporte, ao subir no palco da competição mundial.

“Conquistar o Top 2 foi uma grande vitória, uma consagração da disciplina e do nosso trabalho, tanto meu como do meu coach e do treinador”, disse.

Com apenas alguns meses dentro do esporte, a catarinense mostrou que é capaz de alcançar grandes resultados, almejando sempre sua melhor versão, tudo isso com muita disciplina e vontade de fazer acontecer.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.