• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Em Óbidos, 10ª edição do Fecima discute culturas amazônidas e mudanças climáticas


Na programação estão previstas mesas-redondas, oficinas e minicursos, além de uma expedição à serra da Escama. Município de Óbidos, no oeste do Pará
Ascom PMO / Divulgação
Com o tema “Mudanças Climáticas e Culturas Amazônidas nos torrões secos da floresta”, será realizado em Óbidos, de quinta (21) até sábado (24), o X Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida (Fecima), promovido pelo Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia da Ufopa, em parceria com a Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Prefeitura de Óbidos, Campus da Ufopa e Campus do Instituto Federal do Pará (IFPA) em Óbidos.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Na programação estão previstas mesas-redondas, oficinas e minicursos, além de uma expedição à serra da Escama com aula de campo sobre a história de Óbidos, oficina cultural e científica no estreito do rio Amazonas, com encontro no terminal hidroviário. Entre dessas atividades, haverá ainda uma caminhada histórica com passeio cultural e museológico pelas ruas de Óbidos, com contação das histórias do casario e das praças da cidade.
“No evento, será apresentada ao público participante a riqueza patrimonial histórica, cultural, memorial e natural da Amazônia”, informou o coordenador-geral do evento, Prof. Dr. Itamar Rodrigues Paulino.
Confira AQUI a programação completa
A jornalista Jorgelene Santos, da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufopa, fará parte da mesa-redonda de abertura, que tratará de “Culturas amazônicas nos torrões secos da floresta”. Na oportunidade, apresentará parte de sua pesquisa de doutorado, na qual discute a imagem da Amazônia brasileira na imprensa brasileira e internacional a partir da ocupação do território pelos primeiros colonizadores. Além da pesquisadora Jorgelene, participarão a professora e pesquisadora Iza Luciene Mendes Regis (IFPA) e o professor e pesquisador Breno Lousada Castro, que contribuirão com as perspectivas históricas sobre a temática.
V Feciminha
Nesta edição ocorrerá também o V Feciminha, que terá o tema “Criança sabida da Amazônia cuida”, cujas atividades serão desenvolvidas na zona rural de Óbidos. O evento é um incentivo a atividades culturais com crianças e adolescentes do município de Óbidos e ocorrerá dia 21 de novembro na Escola Municipal Wulfilda Rêgo, na comunidade Quilombo do Arapucu. A comunidade é formada por uma população de 79 famílias distribuídas em uma área de 777,91 hectares. De acordo com os historiadores, a comunidade de Arapucu tem aproximadamente 350 anos de existência, já existia quando os primeiros portugueses chegaram na região.
“O X Fecima é lugar de incentivo ao gosto estético literário, apresentando diversos cenários da vida da floresta na sua relação com a fauna, a flora, o flúvio e o firmamento. O festival é estreitamento dos laços culturais, preservação da memória e expressão da identidade amazônida”, explicou Paulino.
Aos interessados em ministrar oficinas, cursos e minicursos, as inscrições foram estendidas até 20 de novembro. Basta acessar no site do evento, entrar na página de “Submissões de resumos, cursos, oficinas” para enviar sua proposta.
Inscrição gratuita para ouvintes pelo formulário eletrônico disponível aqui até quarta-feira
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.