Previsão é de que até a próxima segunda (17), todas estejam funcionando regularmente. Pelo menos sete unidades, dentre Uraps e USFs, precisaram ser interditadas por medida de segurança até que as águas do rio baixassem. Sete unidades de saúde foram fechadas por conta da enchente em Rio Branco
Arquivo/Semsa Rio Branco
Cinco das sete unidades de saúde, dentre Unidades de Referência em Atenção Primária (Urap) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Rio Branco já foram reabertas após terem sido fechadas em razão da cheia do Rio Acre.
Na última quinta-feira (13), duas já estavam com o funcionamento normalizado: Urap Hidalgo de Lima, no bairro Palheiral; e Urap Ary Rodrigues, no bairro Seis de Agosto.
LEIA TAMBÉM:
Março fecha com 585 milímetros de chuva em Rio Branco; mais que o dobro do esperado
Seis vezes acima dos 17 metros: veja as maiores enchentes da história de Rio Branco desde 1971
Até este sábado (15), as USFs Belo Jardim 3, Aeroporto Velho e Mário Maia, no bairro Cidade Nova, tiveram o funcionamento restabelecido.
Apenas a Urap Eduardo Assmar, no bairro Quinze, e a USF Triângulo Novo permanecem fechadas para fins de sanitização e reestruturação dos materiais retirados para que não fossem danificados pelas águas. Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as equipes dessas unidades estão atendendo no Parque de Exposições, onde ainda têm mais de 130 famílias desabrigadas pela cheia.
A previsão é de que até a próxima segunda-feira (17), todas estejam funcionando regularmente.
“A gente teve que fazer a sanitização e reposição de equipamentos. Tivemos que retirar materiais odontológicos, descompressores e também medicamentos, vacinas, mobiliário e equipamento eletrônico para evitar estragos. Já foi feita a sanitização e nossa equipe está repondo esse material. Provavelmente, até esta segunda-feira (16) elas voltam às atividades normais”, ressaltou a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde.
Menos de 10 metros
O nível do Rio Acre segue baixando e marcou 9,92 metros em medição feita às 6h deste sábado (15) pela Defesa Civil de Rio Branco. Esta foi a primeira vez, em 24 dias, que o manancial ficou abaixo dos 10 metros.
Atualmente, o rio está a uma cota bem abaixo da de alerta e transbordo – 13,50 metros e 14 metros, respectivamente.
Pelo menos 75 mil pessoas foram atingidas por conta da cheia, além de 42 bairros alagados e mais de 3,3 mil famílias que precisaram ser levadas a abrigos públicos.
Vacinação estendida
Apesar da baixa do Rio Acre, três unidades seguem funcionando com horário estendido, das 7h às 22h. São elas:
Urap Maria Barroso
Urap Cláudio Vitorino
Urap Roney Meireles
Reveja os telejornais do Acre
Apenas duas unidades de saúde afetadas pela enchente do Rio Acre seguem fechadas em Rio Branco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.