O maior evento municipalista de Santa Catarina continuou nesta quinta-feira (7) com temas relevantes para a política e administração pública. A terceira edição do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina, o Comac-SC, ocorre no Expocentro de Balneário Camboriú até sexta-feira (8).
Neste segundo dia de evento, o foco foi nas mudanças climáticas e seus impactos na gestão pública, além de temas como mobilidade urbana, gestão de recursos e a participação feminina na política.
O debate sobre a presença das mulheres na política reuniu nomes de destaque, como a deputada federal e prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto, a vereadora e presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, e a fundadora do Movimento das Mulheres Municipalistas, Tânia Ziulkoski.
“A participação das mulheres na política é muito importante. Tivemos um crescimento, ainda muito pequeno, mas que mostra que as mulheres podem estar em todos os espaços de poder”, disse Carmen Zanotto.
O deputado federal Pedro Aihara, conhecido por seu papel como porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais durante o desastre de Brumadinho, discutiu a recuperação de cidades em situações de crise.
Já o painel sobre mobilidade urbana e integração regional contou com a participação do superintendente Superintendente de Estudos e Projetos da Infra S.A, Alexandre Munoz de Oliveira, e do coordenador do Projeto PROMOBIS do CIM-AMFRI, João Luiz Demantova.
O evento também trouxe debates sobre temas como reforma tributária, parcerias público-privadas e políticas públicas para prevenção e combate às drogas.
Sistema de georreferenciamento de Itajaí ganhou prêmio
O Município de Itajaí, por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), recebeu o Prêmio “Boas Práticas Municipais” neste segundo dia. O GeoINIS WebSIG Ambiental foi o único programa de Itajaí selecionado para receber a premiação, que tem na lista outros 39 programas de diversas áreas e cidades catarinenses.
“Todas as informações ambientais no município de Itajaí e as licenças que são expedidas pelo INIS estão disponíveis no site da prefeitura de forma gratuita e livre para todo e qualquer cidadão”, disse o diretor de Licenciamento Ambiental do instituto, Felipe Lima.
Sobre o Comac-SC
Com expectativa de reunir cinco mil participantes, a terceira edição do Comac-SC, tem três dias de programação voltada para o desenvolvimento dos municípios catarinenses.
O evento, gratuito, é realizado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e traz como tema central a “Governança rumo ao futuro das cidades”.
“A FECAM, numa boa hora, faz esse encontro, essa troca de experiência e de ações que deram certo. Isso é muito importante, um prefeito passar para o outro aquilo que deu certo e aquilo que não foi tão bom”, disse o governador Jorginho Mello (PL).
A programação do Comac-SC conta com palestras divididas em quatro palcos centrais e simultâneos, permitindo a circulação do público entre as apresentações e a feira de negócios, que cresceu nesta edição.
O congresso seguirá nesta sexta-feira (8), com painel um painel do Fórum Parlamentar Catarinense, que reunirá deputados federais e senadores com prefeitos de todo o estado para discutir pautas estratégicas.