Nesta semana, o presidente da da Epagri, Dirceu Leite, anunciou que a empresa cederá cinco hectares da própria área para a instalação de um IFC (Instituto Federal Catarinense) em Campos Novos, Meio-Oeste de SC.
Leite pontua que a área será repassada ao IFC em sistema de comodato. “Recebemos essa demanda do Instituto no começo de 2024. A partir disso, o governador Jorginho Mello nos solicitou um replanejamento das atividades da Estação Experimental da Epagri em Campos Novos para atender ao pedido”, explica.
Pesquisa com leite e grãos na estação da Epagri
A Estação Experimental da Epagri em Campos Novos está em uma área de 98,5 hectares, dividida entre áreas de preservação, benfeitorias, pastagens e produção de grãos.
É a única unidade de pesquisa que abriga um (CRT) Centro de Referência Tecnológica para produção de leite, conforme divulgado pela Epagri.
Esse CRT ocupa 25 hectares com pastagens perenes e anuais e desenvolve pesquisas direcionadas à produção sustentável de leite. Atualmente a estação possui um rebanho leiteiro com 85 animais.
Outros 32 hectares são utilizados para a produção de grãos de soja e de milho (grão e silagem), que são destinados para a alimentação desses animais.
Conforme a gerente da Estação, pesquisadora Fabiana Schmidt, essas áreas também são destinadas para a produção de sementes genéticas de milho, feijão, azevéns, festuca e linhaça, entre outras culturas. Ela informa, ainda, que a estação desenvolve projetos de pesquisa de abrangência estadual da pecuária consciente carbono zero.