A alimentação adequada é fundamental para a saúde. Inclusive, também pode ajudar a resolver um problema que tira a paz de muitas pessoas: a dor na lombar.
A nutricionista Patricia Leite explica como a alimentação é uma aliada fundamental para ajudar a dar um bico na dor lombar.
– Muitas pessoas sentem dor na lombar, seja uma dor articular, uma dor muscular, seja uma dor relacionada às vértebras, aos discos vertebrais, e não sabem qual tipo de alimentação que elas consomem no dia a dia pode aumentar ou diminuir essa dor. Então a alimentação pode estimular mais um organismo inflamado e prejudicar a dor ou pode ajudar, de forma complementar e bem importante, a combater essa dor – afirma a nutricionista.
Assim, Patricia Leite aponta quais alimentos são indicados e podem ajudar quem sofre com o problema. Ela também explica como a hidratação é fundamental.
Além disso, a nutricionista ressalta o que deve ser evitado: açúcar em excesso, gorduras saturadas, alimentos ultraprocessados, bebida alcoólica e cigarro.
Dor na lombar? Alimentação ajuda a melhorar
- peixes ricos em ômega 3 (salmão, sardinha e atum)
- vegetais folhosos verde escuros (brócolis, espinafre e couve)
- frutas vermelhas
- especiarias (gengibre e cúrcuma)
- oleaginosas (nozes, amêndoas, avelã, castanha e amendoim)
- cálcio e vitamina D (laticínios e ovos)
Assista ao vídeo para saber mais detalhes de como esses alimentos podem ajudar a melhorar o quadro de dor na lombar.
* Importante: este conteúdo não deve substituir avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas na área da saúde e bem-estar.