• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Professoras de Goiânia acertam o tema da redação dois meses antes do Enem; vídeo


Laura Macedo, historiadora de 25 anos, lecionou uma aula com a temática ‘narrativas afrodiaspóricas na arte contemporânea’. Alunos da historiadora vibraram com a conquista. Professora ministra tema da redação do Enem meses antes da prova
As professoras Laura Macedo, Débora Rocha e Júlia Sahium, de Goiânia, acertaram o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 dois meses antes de a prova ser aplicada. Um vídeo mostra o momento em que Laura, que é historiadora, leciona e aplica a prova com a temática “as contribuições da cultura afrodiaspórica na construção da identidade brasileira” (assista acima)
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O tema dado e corrigido pelas professoras, foi aplicado no dia 3 de setembro deste ano. A redação deu o caminho certo para os alunos conseguirem construir a temática exigida pelo Enem, que foi “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
LEIA TAMBÉM:
Enem 2024: Estudante chega a tempo, mas perde prova por entrar em prédio errado: ‘Aperto no coração’
Estudante nota mil na redação do Enem 2023 ficou em choque ao ver resultado: ‘Achei que fosse 100’
Professor tira mil na redação do Enem e dá dicas de como alcançar a nota máxima; veja
Professora ministra aula com tema da redação do Enem 2024 dois meses antes da prova, em Goiânia
Arquivo Pessoal/Laura Macedo
Em entrevista ao g1, Laura, de 25 anos, contou que foi convidada pelas colegas e que elas a deixaram livre para escolher o tema lecionado. A partir do assunto ensinado para os alunos, Débora Rocha e Júlia Sahium, que são professoras de redação, aplicaram as provas e as corrigiram.
“Elas me chamaram pra uma aula em setembro e deixaram o tema livre. Eu escolhi ‘narrativas afrodiaspóricas na arte contemporânea’ e, a partir disso, elas criaram a proposta de tema para os alunos escreverem a redação da semana”, contou a historiadora.
Um print mostra a proposta dada aos estudantes para que pudessem construir o texto (veja abaixo).
Proposta de redação aplicada aos alunos em setembro
Arquivo Pessoal/Laura Macedo
Reação
O tema da redação foi divulgado poucas horas após o início das provas do Enem, no domingo (3). A professora contou ao g1 a sua reação ao ver que o tema era o mesmo ministrado aos seus alunos meses antes.
“Fiquei completamente em êxtase, não é sempre que isso acontece. A escolha do tema não foi à toa; é uma temática que está muito em alta nas artes. Essa discussão está nos holofotes internacionais”, disse Laura.
Nas redes sociais, os alunos da historiadora vibraram com a conquista de estarem preparados com as informações necessárias para o tema exigido. “Quando olhei, só veio sua aula na minha cabeça, todos os meus repertórios foram da sua aula”, disse uma aluna nas redes sociais em tom de agradecimento.
Comentário positivo sobre a aula ministrada por Laura antes do Enem
Arquivo Pessoal/Laura Macedo
“Na hora que eu abri, dei um sorriso tão sincero. Vocês apostaram nesse tema, tive que escolher muito bem o que colocar no projeto de texto, pois eram muitas referências. Eu acho que arrasei, muito obrigado!”, disse outra aluna.
Em resposta aos feedbacks positivos dos alunos, a historiadora contou à reportagem que se sente feliz e orgulhosa de seu trabalho. Afirmou ainda que o tema é uma discussão necessária e cobrada.
“Veio como uma resposta de que a gente está fazendo um trabalho certo. Um trabalho que faça essa discussão no nosso país. É uma discussão que é cobrada das instituições de ensino”, afirmou.
Expectativa
Professora Laura, Déborah e Júlia, responsáveis por acertar o tema da redação do Enem
Arquivo Pessoal/Laura Macedo
Os resultados das redações do Enem de 2024 devem ser divulgados em janeiro do próximo ano, após as correções. Perguntada sobre a expectativa do desempenho de seus alunos, Laura afirmou que estão preparados para atingir a nota máxima.
“Espero que tenham um desempenho excelente, pois preparados estão. É bem possível que a gente tenha um retorno positivo de tudo isso”, afirmou a professora esperançosa.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.