A tutora de uma gata recém parida compartilhou nas redes sociais um registro que assustou internautas. No vídeo, a felina aparece com apenas um filhote e a legenda revela: “a gata comeu os outros”.
A gata comeu a própria ninhada
A publicação mostra a gata cuidando de um filhote recém nascido, em uma caixa suja com sangue. A tutora do animal, Vitória Agnes, revelou que quando a felina havia dado à luz tinham três filhotes.
Quando Vitória foi conferir novamente a nova ninhada, restava apenas um pequeno gato junto à mãe.
No vídeo, com quase um milhão de visualizações, as pessoas se escandalizam com o comportamento canibal e nada maternal da pet.
“Porque você deixou ela comer” e “jamais deixaria isso acontecer” foram algumas das dúvidas deixadas pelos internautas.
A tutora do animal contou que isso é da natureza dos gatos, e que se tentasse impedir os filhotes morreriam de todo jeito, pois dependem da mãe para sobreviver.
Ela também justifica a intensão da gata explicando que geralmente quando essa espécie detecta algum problema de saúde nos recém nascidos, tendem a matar e comer os que não nascem saudáveis.
Por que eles comem seus filhotes?
O veterinário Luqman Javed, da Universidade Putra Malaysia, explica esse comportamento estranho da espécie.
“Sabemos que pode ser angustiante pensar nisso, mas é um evento raro e não é algo com que a maioria dos donos de animais de estimação terá que se preocupar”, explica Luqman.
Embora um gatinho possa parecer normal, uma gata mãe pode sentir se ele tem defeitos de nascença ou não está prosperando. Ela pode perceber que ele não sobreviverá muito tempo.
Por isso, elas comem seus filhotes para evitar o problema de ter um gatinho morto atraindo predadores.
“Se você perceber que seu gato está removendo um gatinho repetidamente ou o ignorando, é melhor removê-lo com cuidado e conversar com seu veterinário sobre criá-lo com as próprias mãos”, recomenda o profissional.