Ele foi encontrado encalhado no Maranhão e levado para um centro de reabilitação em Pernambuco. Quando adulto, o peixe-boi pode chegar a quase meia tonelada . Conheça Amaro, o bebê peixe-boi que se perdeu da mãe e foi resgatado em Pernambuco
A base do Projeto Peixe-Boi, na ilha de Itamaracá, em Pernambuco, abriga dez exemplares já adultos da espécie e alguns podem até voltar para a natureza. Quatro filhotes vivem no local, como o Amaro, mais jovem da turma, que quase morreu ao se perder da mãe no Maranhão.
Ele chegou ao Recife de avião depois de ter sido encontrado encalhado. Resgatado por uma equipe o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), recebeu cuidados veterinários até conseguir fazer a viagem.
Peixe-boi Amaro foi resgatado por veterinários do ICMBio
TV Globo/Reprodução
Um filhote como Amaro estaria coladinho com a mãe até completar dois anos de vida. Nadaria com ela, beberia o leite da mãe, mas, com menos de um mês, ele se perdeu.
Dois filhotes de peixe-boi são resgatados em Parintins, no AM
Menino reencontra filhote resgatado de peixe-boi em Santarém
Agora ele tem 1,20 metro, 36 quilos e, se conseguir se tornar um adulto, pode chegar a pesar meia tonelada. Tudo depende do período crítico de reabilitação, onde ninguém pode falar alto por perto e máscaras são utilizadas pelos tratadores para proteger o filhote de doenças humanas.
Amaro chegou ao Recife de avião após ser resgatado
TV Globo/Reprodução
De acordo com o veterinário Lucas Inácio de Melo, as perspectivas para Amaro são boas.
“Ele tem reagido muito bem e vem aprendendo a mamar. A gente vem fornecendo as mamadeiras a cada duas horas e meia, mas ainda é um aprendizado lento para esse animal”, explica.
Não se sabe até quando Amaro vai ficar em Itamaracá. Segundo o analista ambiental do ICMbio, Lauro Paiva, todo animal tem um instinto de sobrevivência próprio. “Amaro, esse peixe-boi, esse bebezinho, é um grande herói. Um grande vencedor”, disse.
Espécie em perigo
▶️ Por que eles se perdem das mães? Para Lauro Paiva, tem sido comum o desencontro dos filhotes com suas mães porque os humanos estão usando motos aquáticas nas proximidades dos manguezais, onde esses animais vivem e se reproduzem.
▶️ Por que o peixe-boi está ameaçado de extinção? A espécie é lenta e chegam a maturidade sexual com seis a oito anos de vida, com cada gestação durando de 12 a 14 meses. No ano passado, entre 20 e 30 animais foram encontrados mortos no Brasil. Quarenta estão em reabilitação nas bases do ICMBio.