• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Edital do programa ‘Mais Médicos’ prevê 96 vagas em 19 municípios na região de Campinas; veja lista


Oportunidades foram distribuídas para cidades que desejarem renovar a participação ou aderir ao programa. Valor da bolsa é de R$ 12,8 mil. Médico do programa Mais Médicos durante atendimento
Karina Zambrana/ASCOM/MS
O Ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (18) um edital com 96 vagas, em 19 cidades da região de Campinas (SP), para o programa Mais Médicos. As oportunidades foram distribuídas para municípios que desejarem renovar a participação ou aderir ao programa. Confira, abaixo, a lista completa.
Clique aqui e acesse o edital
Ao todo, são 6.252 oportunidade distribuídas em todo o país. O valor das bolsas deve continuar sendo o mesmo já oferecido atualmente pelo programa, de cerca de R$ 12,8 mil. Os médicos ainda recebem auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde atuarão.
Vagas no programa ‘Mais Médicos’ na região de Campinas (SP)
Cada cidade recebeu um número limite de vagas. Os municípios que confirmarem a participação deverão informar o total de profissionais que desejam receber. Esse número pode ser menor do que o limite autorizado pelo governo.
Após a confirmação do número de vagas, o Ministério da Saúde enviará aos municípios profissionais credenciados pelo programa.
O Mais Médicos foi relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 20 de março. O objetivo do governo é preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de atenção primária, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Centro de Saúde São Bernardo, em Campinas
Reprodução / EPTV
Redução na metrópole
Em Campinas, dados obtidos pelo g1 por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) indicaram redução de 187 médicos no SUS Municipal em dois anos. Em nota, a Secretaria de Saúde destacou que a rede municipal perdeu muitos profissionais do Programa Mais Médicos do governo federal, que teve a contratação suspensa pelo Ministério da Saúde durante cerca de dois anos.
Os dados mostram que o total de médicos, incluindo efetivos e terceirizados, era de 1.781 em março de 2021, mas esta quantidade foi reduzida para 1.594 no mesmo mês deste ano. Durante o mesmo intervalo, segundo o relatório, houve principalmente quedas de concursados e estatutários.
Este balanço desconsidera o número de profissionais que atua em 16 postos de trabalho das UPAs Campo Grande e São José porque o total de cada ano não foi mencionado e há modelo específico de contrato. Com isso, o total de médicos que atua no SUS Municipal não foi confirmado.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.