• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Após aumento de casos, regiões de Sorocaba e Jundiaí intensificam ações contra a dengue


Em Itupeva, a prefeitura informou que vem realizando mutirões para combater a doença, mas muitos moradores não abrem as portas das casas para receber as equipes da Zoonoses. Região de Jundiaí e Sorocaba registra aumento nos casos de dengue e intensificam ações contra o mosquito
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
As regiões de Sorocaba e Jundiaí (SP) intensificaram as medidas contra o mosquito Aedes aegypti após registrarem um aumento nos casos de dengue nas últimas semanas.
Em Itupeva, a prefeitura informou que vem realizando mutirões para combater a doença, mas muitos moradores não abrem as portas das casas para receber as equipes da Zoonoses.
Segundo levantamento feito pelo órgão, das 1.262 casas visitadas no Monte Serrat em março, 572 estavam fechadas ou o morador não autorizou a visita. A situação se repetiu ao longo das semanas em outros bairros, como o Parque das Hortênsias e a Vila Independência. O próximo mutirão em Itupeva está programado para o dia 29 de abril.
Durante as ações, a equipe da Zoonoses verifica se há focos do mosquito nas casas. Caso sim, deve ser eliminado. Estes funcionários estarão sempre identificados. O morador é orientado a não deixar no quintal ou em outro cômodo qualquer recipiente que possa acumular água.
Mortes pela doença
Sorocaba e Votorantim confirmaram mortes por dengue na quinta-feira (13). Os números de casos da doença nas duas cidades também aumentaram.
Em Sorocaba, a prefeitura confirmou 958 casos de dengue este ano e a morte de uma mulher de 59 anos por complicações da doença. A cidade também confirmou, neste ano, dois casos de chikungunya, doença transmitida pelo mesmo mosquito.
Já em Votorantim, duas mortes por dengue foram confirmadas pelo Instituto Adolfo Lutz. As vítimas são duas mulheres, de 58 e 83 anos, moradoras da região do Novo Mundo e do Jardim Icatu. A cidade já registrou 1.788 casos da doença.
De acordo com o instituto, a primeira mulher não tinha doenças que pudessem justificar a ampliação do quadro da dengue, levando à dengue hemorrágica. Já a idosa tinha comorbidades.
Para intensificar os cuidados, a prefeitura iniciou mais um mutirão contra a dengue no Jardim São Lucas. É o terceiro em um mês. Segundo a prefeitura, 80% dos casos se concentram nessas regiões e os mutirões servem para eliminar criadouros, que colaboram para o aumento dos números.
A prefeitura também continua com a nebulização contra o mosquito na Vila Pedroso, das 17h às 22h.
Veja mais notícias da região em g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.