• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Fonte de energia maremotriz é estudada por pesquisadores no Maranhão


Fonte de energia renovável e limpa usa a força da variação das marés para a produção de energia. Força das marés para produção de energia é pesquisada no Maranhão.
Reprodução / TV Mirante
Uma pesquisa liderada há quatro anos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estuda o uso de energia ‘maremotriz’ no litoral do estado. Essa fonte renovável e limpa usa a força da variação das marés para a produção de energia.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O objetivo da pesquisa é utilizar o movimento de vai e vem das ondas para criar energia. Para isso, um grupo de pesquisadores foi ao mar para medir dados de correntes de maré, ventos, profundidades, salinidade, temperatura e turbidez das águas.
As medições inéditas foram feitas na região da Baía de São Marcos, perto da Ilha do Caranguejo. O estudo já chegou a conclusões interessantes sobre o potencial do estado em geração de energia maremotriz.
“É um tipo de energia que acontece aqui no estado do Maranhão, e a gente precisa conhecer e caracterizar esse fenômeno, como ele acontece, porque a partir daí vamos desenvolver tecnologias específicas para aproveitar essa energia, que é uma energia limpa, para poder então diversificar nossa matriz energética”, explica Oswaldo Saavedra, professor do departamento de Engenharia Elétrica, da UFMA.
A grande amplitude das marés pode ser encontrada no Pará, Amapá e Maranhão, devido às características do litoral. Outras universidades federais também estão envolvidas na pesquisa. Esse tipo de energia limpa já é usado em outros países.
“Os indicativos são muito motivadores. Nós temos um potencial invejável nessa região, especificamente na área da Ilha do Caranguejo que nos deixa muito entusiasmados para agora partir para outras etapas. Dentro desse grupo de pesquisa, temos gente trabalhando na elaboração de projetos de turbinas que vão ser úteis e aplicáveis para aqueles sítios”, conta o professor Oswaldo Saavedra.
Para Rafael Veras, que faz doutorado na área de pesquisa em energias oceânicas, a missão de agora impacta no futuro, visto que o mundo todo tem falado em limpar sua matriz energética para redução dos efeitos do aquecimento global. O Maranhão tem em abundâncias fontes de energias sustentáveis, como a eólica e a maremotriz.
“A gente tem a eólica, a solar – pois estamos muito perto da Linha do Equador – em abundância e também a gente tem a maremotriz por conta desse gradiente de maré, que chega a 7.4 metros aqui, isso acelera muito a água e a gente consegue colocar uma turbina e aproveitar essa energia”, diz o pesquisador.
Depois da coleta de dados, é hora de fazer cálculos precisos sobre a velocidade da maré pra avançar nas descobertas. A energia maremotriz é um tipo de energia que vai ser bastante vantajosa aqui no Maranhão.
“Nós temos uma matriz energética de energia limpa, mas ainda não conseguimos colocar energia de maré nessa matriz energética nossa brasileira. Então, a gente caminha pra isso. Nossa pesquisa é pra isso”, afirma a pesquisadora Aline Costa.
Fonte de energia maremotriz é pesquisada, no Maranhão

Adicionar aos favoritos o Link permanente.