O parlamento europeu aprovou uma grande reforma nas políticas de mudanças climáticas no bloco. O objetivo é cortar em 62% a poluição emitida pelo mercado de carbono em 25 anos. Europa aprova reforma climática para se tornar primeiro continente neutro até 2050
A Europa quer se tornar o primeiro continente neutro até 2050 e para isso o parlamento europeu aprovou nesta terça (18) uma grande reforma nas políticas de mudanças climáticas no bloco. O objetivo é reduzir em 62% a poluição emitida pelo mercado de carbono no período de 25 anos.
A expectativa é reduzir cada vez mais as emissões de gases que contribuem para o aquecimento global até 2030. As leis ainda precisam passar pelos parlamentos de cada país do bloco, mas deve ser apenas uma formalidade a mais.
Europa aprova reforma climática para se tornar primeiro continente neutro até 2050
Jornal Hoje/Reprodução
Uma das leis visa reformar o complexo mercado de carbono – que desde 2005 obriga refinarias de petróleo, usinas de carvão, vidro e papel, entre outras, a comprar cotas de gás carbônico quando poluem. Esses setores respondem por 40% das emissões totais da União Europeia.
IPCC: ações urgentes contra mudanças climáticas ainda podem garantir ‘futuro habitável’ na Terra
Em declaração, Brasil e China veem necessidade de ‘ação urgente’ para conservação da natureza
Relatório da ONU conclui que há tempo de conter as piores consequências da crise climática
Brasil e EUA selam metas para conter mudança climática e avançar na transição para energia limpa
A partir de 2024, pela primeira vez, os navios vão ter que pagar pelas suas emissões, o que obriga a indústria naval a se tornar mais eficiente e limpa.
Os deputados europeus também aprovaram taxas inéditas de CO² sobre produtos importados, como cimento e aço. Em 2022, o comércio de emissões gerou cerca de 32 bilhões de euros em todo o bloco. Agora, as receitas serão reinvestidas no setor, em medidas ou tecnologias relevantes para o clima e a proteção ambiental, o que nem sempre acontecia no passado.
Veja a reportagem completa no vídeo acima.
Europa aprova reforma climática para se tornar primeiro continente neutro até 2050
Adicionar aos favoritos o Link permanente.