• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Secretaria de Saúde confirma 5ª morte por gripe em Goiás


Vítima era moradora de Iporá, com idade entre 40 e 49 anos, segundo a Secretária Estadual de Saúde. Estado já registrou cinco mortes pela doença desde fevereiro. Vacinação em Goiânia
Divulgação/SES-GO
Depois de confirmar a 4ª morte pelo vírus da influenza, na segunda-feira (17), a Secretaria Estadual Saúde (SES) informou que mais uma vítima da gripe foi identificada, nesta terça-feira (18), em Iporá, no oeste goiano. Ao todo, o estado soma quatro óbitos por Influenza e um por H1N1 desde fevereiro, quando foi registrada a primeira morte.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A 5ª vítima, conforme a Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, é uma mulher que tem entre 40 e 49 anos. Ela explica que a pasta investiga se a mulher possuía comorbidades que possam ter potencializado a doença.
“Estamos em uma fase de conformação destes dados. Estamos avaliando se ela tinha problemas de saúde ou comorbidades”, explicou em entrevista à TV Anhanguera.
LEIA TAMBÉM
Goiás confirma quatro mortes por gripe em 2023
Após aumento de casos, Goiás antecipa campanha de vacinação contra a gripe; veja onde se imunizar
Goiás confirma segunda morte por influenza em 2023, diz Saúde
Para Flúvia, é necessário que o público alvo da campanha de vacinação comece a procurar os pontos de imunização para receber a dose, diminuindo as chances de novas vítimas serem registradas. Atualmente, o estado vive uma baixa procura pelo imunizante.
Segundo a SES, o público alvo é formado por pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, crianças de 6 meses a 6 anos, professores, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, servidores do sistema carcerário, população privada de liberdade e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.
“Neste momento, a gente precisa prioritariamente vacinar as pessoas que têm um maior risco de ter formas mais graves. Temos até o dia 31 de maio para vacinar esses grupos prioritários. Sendo possível, a gente pode ampliar para outros grupos. A validade desta vacina vai até o ano que vem”, explicou.
Mortes
A SES confirmou, nesta segunda-feira, a morte de mais uma pessoa pelo vírus Influenza. A vítima era uma criança que morava em Formosa, no Entorno do Distrito Federal.
De acordo com a SES, as mortes foram registradas em quatro cidades: Goiânia (2), Formosa (1), Senador Canedo (1) e Iporá (1). A idade das vítimas varia entre 5 meses a 49 anos.
Baixa procura
O Governo de Goiás autorizou os municípios a anteciparem o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza do dia 10 para o dia 4 de abril. A decisão aconteceu após uma análise epidemiológica constatar o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e de síndrome gripal em 23 unidades espalhadas em todo o Estado.
Contudo, segundo Flúvia, os números da cobertura vacinal não atingiram nem a metade do esperado pela pasta.
“Fizemos um balanço na última sexta-feira (14) e o grupo que melhor respondeu foi o de idosos, mas chegou a 5% só. Nossa meta é vacinar 90% das pessoas que integram os grupos prioritários, para ter uma situação tranquila”, explica.
Caso esteja sentindo algum sintoma de gripe, a orientação da SES-GO é procurar a unidade de saúde mais próxima e esperar os sintomas passarem para se vacinar.
Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Adicionar aos favoritos o Link permanente.