• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

4 hábitos que toda pessoa inovadora deve ter


Especialista em inovação comenta quais são os costumes e práticas que todo profissional de inovação deve ter 4 hábitos que toda pessoa inovadora deve ter
Reprodução/Envato
Ser inovador, muitas vezes, é mais sobre os hábitos que você constrói do que a personalidade que você tem. Afinal, a inovação está imensamente conectada à constância.
Iolanda Viola, diretora e head de inovação do Viasoft Connect, conta quais são alguns dos comportamentos que pessoas que buscam a inovação devem desenvolver em si mesmas. Confira!
Veja 4 hábitos que toda pessoa que deseja ser inovadora deve ter
1. Não tratar a sua ideia como filho
Pessoas inovadoras não podem ter um apego demasiado às suas próprias ideias. O apego tem que ser ao propósito.
Isso porque, por mais que uma ideia possa ser o pontapé para uma jornada empreendedora, não necessariamente é ela que vai levar o empreendedor ao sucesso. Muitas vezes, é preciso estar disposto a escutar conselhos, a pivotar e a recalcular a rota em prol daquilo que você quer realizar no mundo, e não como você quer realizar.
2. Utilizar sempre o bloco de notas
Um dos hábitos mais importantes é o de sempre anotar pensamentos, insights e ideias.
Devido a constante disputa de atenção que temos nos dias de hoje, nem sempre conseguimos contemplar e explorar determinados pensamentos no exato momento em que eles ocorrem. Estar com um bloco de notas, um caderno ou até um app sempre à mão é uma grande ferramenta para transcrever ideias momentâneas e, depois, poder desenvolvê-las.
3. Aprender com os erros e acertos alheios
Hipercolaboração: saber fazer as perguntas certas, saber escutar e saber trocar.
Iolanda lembra que o tempo e a energia são finitos e que, por isso, precisamos otimizar o processo de aprendizagem da jornada empreendedora. Para isso, é preciso estar atento aos cases de sucesso e ao fracasso dos outros, sempre buscando a assertividade de filtrar o que pode ser aplicado à sua realidade. Ainda, é válido lembrar que outros podem aprender com as suas experiências também.
4. Misturar caixas de assuntos
Propostas de valor muito interessantes podem surgir quando nós misturamos as esferas de conhecimento.
Desde pequenos aprendemos a olhar os assuntos de forma separada, colocando-os em caixas. Porém, dificilmente a resposta para um problema de uma área, já estará inserida dentro dos conhecimentos específicos dela. Iolanda diz que os insights mais interessantes são aqueles que extrapolam as suas esferas. É o famoso – mas tão importante – clichê: sair da caixa.
Como criar um hábito?
Todo mundo sabe que o hábito não é criado da noite para o dia. Por isso, o real desafio é manter a constância para internalizar essas práticas. Existem algumas dicas que podem facilitar o desafio de criar um costume, veja:
Inclua a prática que você quer tornar um hábito como compromisso na sua rotina.
Faça todos os dias, repetidamente, até não ter que se forçar a fazer diariamente.
Estabeleça pequenos objetivos, sempre celebre as suas conquistas e, depois, trace novas e mais ousadas metas.
🏆 Acompanhe o Prêmio Empresa Inovadora e continue por dentro do ecossistema de inovação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.