Movimentos representativos, fatos históricos e grande relevância nacional projetam a força de JF “Uma cidade politizada”. Essa é uma forte característica de Juiz de Fora desde sempre. Em sua história, são vários os episódios que confirmam a possibilidade de classificarmos JF como uma cidade revolucionária. Palco de acontecimentos históricos, berço de personalidades engajadas nas mais diversas pautas, cenário de busca por igualdade e lutas de uma resistência cotidiana. Nossa cidade é universitária, composta por uma infinita diversidade de gente, de pensamentos e realidades, que a tornam rica e extremamente progressista.
Historicamente contra a repressão
Juiz de Fora tem grandes marcos históricos e envolvimento em fatos emblemáticos da narrativa nacional. Nos anos 60 a cidade teve significativa presença na Ditadura Militar. Segundo estudos da Comissão Nacional da Verdade, daqui partiram tropas militares e vários acontecimentos importantes do período ocorreram em JF, caracterizando-a como uma das mais importantes de Minas Gerais na história que envolve a Ditadura.
Os juiz-foranos lutaram firmemente contra a repressão no período, travando uma significativa luta, levantando forças reacionárias que inspiram até hoje os movimentos da cidade.
Leito de Coletivos e Movimentos
São várias as frentes de busca por representatividade, igualdade e respeito à pluralidade em Juiz de Fora. Envolvendo cultura, arte, história, música, dança, para tornar a cidade ainda mais empenhada em ser um lugar de abrangência ao todo, um lugar onde as diferenças são respeitadas e celebradas. Coletivos e Movimentos levantam pautas raciais, de gênero, de classe e fazem de JF profundamente politizada e envolvida nas tantas causas sociais que a envolvem, tornando mais possível o acesso à informação e combatendo a ignorância que, muitas vezes, norteia a intolerância.
Engajada na pauta de diversidade
Movimentos representativos, fatos históricos e grande relevância nacional
Divulgação
Dentre as tantas pautas de engajamento social presentes em JF é possível destacar a que envolve o universo LGBTQIA+, através do Concurso Miss Brasil Gay, que é o maior concurso gay do Brasil.
Criado em 1976, pelo cabeleireiro Francisco Mota, aqui em Juiz de Fora, o Miss Brasil Gay é considerado patrimônio Imaterial da cidade é o maior evento de beleza gay do Brasil. Anualmente a competição elege a Miss mais bela do país, com a presença de artistas reconhecidos nacionalmente. Dentre os objetivos do concurso, destaca-se a luta pelos direitos dos homossexuais e a atenção ao triste cenário de homofobia no Brasil.
O evento marca Juiz de Fora como rota do turismo LGBTQIA+ para o público nacional e internacional e reforça a potência da cidade no que diz respeito a seu envolvimento militante e representativo.
Juiz de Fora é resistente, engajada e extremamente livre. Tornar a cidade um ambiente democrático e plural faz de nossa cidade ainda mais acolhedora. Abrace o que é seu.
Um lugar diverso, politizado e revolucionário
Adicionar aos favoritos o Link permanente.