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Imposto de Renda 2023: o que guardar depois de enviar a declaração?


Documentos precisam ser preservados por até cinco anos após a entrega do documento. Documentos precisam ser guardados por até cinco anos após a entrega da declaração do IRPF.
Marcos Serra/ g1
O contribuinte precisa guardar os documentos que foram utilizados para preencher a declaração do Imposto de Renda 2023. A orientação, dizem especialistas, é que esses dados sejam mantidos em bom estado de conservação por, pelo menos, cinco anos a partir da data de entrega.
Segundo o coordenador adjunto do curso de ciências contábeis do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Deypson Carvalho, essa documentação é o que sustenta os registros feitos pelo contribuinte e deve estar disponível para uma eventual prestação de contas ao Fisco.
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“Dessa forma, todos os comprovantes relativos aos rendimentos recebidos e pagamentos efetuados pelo próprio contribuinte ou atrelados aos seus dependentes devem ser guardados à disposição da Secretaria Especial da Receita Federal, até que ocorra a prescrição dos créditos tributários a que [esses documentos] se refiram”, disse.
Vale pontuar que, normalmente, o Fisco demora cerca de três meses para processar as declarações de Imposto de Renda. Ainda assim, o prazo oficial que a Receita tem para fazer isso é de cinco anos – por isso, esse é o prazo ideal para que os documentos fiquem guardados.
Além disso, também é preciso guardar:
Comprovantes relacionados a bens e direitos;
Comprovantes oriundos de movimentações financeiras feitas no ano-calendário da divulgação;
Recibos/comprovantes de despesas dedutíveis, como despesas médicas, hospitalares e educação;
Comprovantes de despesas com construção, ampliação ou reforma incorporadas ao custo de imóvel;
Notas fiscais para despesas com pessoas jurídicas e recibos de despesas com pessoas físicas;
Documentos suporte para apuração de ganho de capital na alienação de bens e direitos.
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