PIB teve alta no primeiro trimestre de 2023, em números divulgados pelo IBGE; veja o comentário no Bom Dia Brasil. Míriam Leitão analisa os números do PIB
Míriam Leitão falou ao Bom Dia Brasil sobre os números do PIB do primeiro trimestre divulgados pelo IBGE na manhã desta quinta-feira (1°). O conjunto de bens e serviço produzidos no país teve um crescimento de 1,9% em comparação com o trimestre anterior. Para a comentarista, o número mostra uma surpresa até para o mercado.
“O agro está bombando. Esse PIB é maior do que o mercado previa na melhor previsão. A melhor previsão que eu vi foi 1,6% e deu 1,9%. Isso significa que provavelmente os bancos vão começar a rever todo o crescimento do ano”, analisa.
Entenda o que é PIB
Mercado reduz estimativa de inflação para 5,71% neste ano e projeta alta maior do PIB
Na comparação com o mesmo período (janeiro a março) do ano passado, a alta foi ainda maior: 4%. Os setores que mais influenciaram neste diagnóstico foram os de transportes de cargas e de passageiros e da agropecuária. No total, os ganhos de mais de R$ 2,6 trilhões.
Para a jornalista, o resultado superou tanto as expectativas que a alta não deverá se repetir nos próximos trimestres – o próprio governo espera uma movimentação mais tímida.
“O que se vê daqui para diante? O PIB não vai crescer tão forte assim nos próximos trimestres. O PIB do ano agora vai ser revisto, provavelmente para perto talvez de 2% para esse ano como o governo estava prevendo, mas vai ser declinante o crescimento dos próximos trimestres principalmente por causa dos juros, os juros batem forte”, explica a colunista.
Veja o comentário completo no vídeo acima.
Míriam Leitão e Ana Paula Araújo comentam os números do PIB no primeiro trimestre
Reprodução/TV Globo
Míriam Leitão sobre o crescimento do PIB no 1° trimestre: ‘É maior do que o mercado previa na melhor previsão’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.