Relatório sobre reestruturação da Esplanada será de competência do Ministério da Justiça. Texto deve ser votado nesta teça (30). A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, em coletiva no Salão Verde da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira (30).
Reprodução/TV Globo
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, afirmou nesta terça-feira (30) que a retirada da demarcação de terras da competência da pasta afeta a autonomia, mas disse acreditar que o governo vai cumprir os compromissos de manter uma política de suporte aos povos originários
A retirada da competência de demarcar terras indígenas do ministério está prevista no relatório do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) sobre a reestruturação da Esplanada. Pela proposta, a demarcação ficará no Ministério da Justiça. O texto pode ser votado nesta terça.
“A retirada da atribuição do ato declaratório do ministério dos povos indígenas, com certeza, tira nossa autonomia, mas o Ministério da Justiça, sendo o ministro Flávio Dino, a gente tem também essa garantia, conforme o presidente Lula e o próprio ministro Flávio Dino assegurou que os processos serão retomados e terão o curso normal”, afirmou.
A ministra concedeu entrevista na Câmara dos Deputados, onde também pode ser votado nesta terça um projeto que dificulta a demarcação de terras indígenas. No Congresso, a ministra, ao lado de parlamentares da base governista, pressionou pela retirada do projeto de pauta.
“A mudança da atribuição do ato declaratório do Ministério dos Povos Indígenas para o Ministério da Justiça… neste governo temos a segurança de que os compromissos serão cumpridos”, ressaltou a ministra.
Reestruturação da Esplanada
A comissão mista que discute a medida provisória que reestrutura os ministérios do governo Lula aprovou na quarta-feira (24) um parecer favorável à proposta, com mudanças que esvaziam o Ministério do Meio Ambiente e alteram a competência sobre a demarcação de terras indígenas.
O texto agora precisa ser votado nos plenários da Câmara e do Senado. A MP perde validade na quinta-feira (1).
Depois de cogitar articular mudanças nos relatório, o governo cedeu à estrutura proposta pelo relator, que atende pedidos do Centrão e da bancada ruralista.
https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/05/30/vamos-defender-o-relatorio-do-jeito-que-esta-diz-padilha-sobre-mp-dos-ministerios-versao-atual-retira-atribuicoes-de-marina-e-guajajara.ghtml
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta segunda-feira (29) que a volta da demarcação de terras para o Ministério da Justiça não muda compromisso do governo com indígenas.
https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2023/05/29/dino-diz-que-volta-da-demarcacao-de-terras-para-o-ministerio-da-justica-nao-muda-compromisso-do-governo-com-indigenas.ghtml
Guajajara diz que retirada de demarcação do Ministério dos Povos Indígenas afeta autonomia, mas governo vai cumprir compromissos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.