♪ Nascido em Aracaju (SE) em 1º de junho de 1941 (mas registrado somente em 4 de abril de 1942), o trombonista sergipano Zé da Velha está em cena desde os anos 1950 e atualmente – a menos de dois meses de completar 82 anos – personifica uma lenda viva do choro. Até por ter tocado com gênios desse gênero musical como Jacob do Bandolim (1918 – 1969) e Pixinguinha (1897 – 1973).
A biografia exponencial do músico justifica a reverência prestada pelo grupo carioca Choro na Rua ao trombonista no álbum intitulado justamente Obrigado, Zé da Velha e programado para chegar ao mercado fonográfico na sexta-feira, 21 de abril, em edição da gravadora Biscoito Fino.
Com 12 músicas no repertório dominado por standards do choro, como Receita do samba (Jacob do Bandolim, 1967), o disco eterniza um solo de trombone de Zé da Velha, captado há tempos e inserido na introdução da gravação do tema que encerra o álbum, Voltei ao meu lugar (Maestro Carioca).
Caracterizado como um coletivo pela formação flexível, que oscila de acordo com as agendas dos integrantes, o grupo Choro na Rua reúne os músicos Alexandre Maionese, Alessandro Cardozo, Bebê Kramer, Charlles da Costa, Daniela Spielmann, Dudu Oliveira, Henrique Cazes, Netinho Albuquerque, Rodrigo Jesus, Rogério Caetano, Silvério Pontes, Tiago Souza e Vinícius Magalhães na gravação do álbum, feito em estúdio com participações de Eduardo Neves e Marcelo Caldi.
O coletivo entrou em estúdio sob a liderança do trompetista fluminense Silvério Pontes, com quem Zé da Velha formou dupla durante anos.
Capa do álbum ‘Obrigado, Zé Velha’, do grupo Choro na Rua
Divulgação
♪ Eis, na ordem do disco, as 12 músicas gravadas pelo coletivo Choro na Rua no álbum Obrigado, Zé da Velha :
1. Bossa nova nº 1 (Zé Menezes)
2. Deixe o breque pra mim (Altamiro Carrilho)
3. Chorinho em Cochabamba (Rogério Caetano e Eduardo Neves)
4. Homenagem à Velha Guarda (Sivuca)
5. Chorinho pra você (Severino Araújo)
6. Meneziana (Silvério Pontes e Marcelo Caldi)
7. Receita de samba (Jacob do Bandolim)
8. Cheguei (Pixinguinha e Benedito Lacerda)
9. Bole bole (Jacob do Bandolim)
10. Vê se gostas (Waldir Azevedo e Pitanga)
11. Menina flor (Luiz Bonfá e Maria Helena de Toledo)
12. Voltei ao meu lugar (Maestro Carioca)
Grupo Choro na Rua reverencia o trombonista Zé da Velha em álbum com ‘Receita de samba’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.