Segundo a prefeitura, número de atendimentos saltou de 1.491 em janeiro para 4.450 em maio. Aumento deve-se à circulação de vírus gripais, mas para desafogar o local as unidades de saúde funcionarão em horário diferenciado. Demora no atendimento gera lotação no pronto-socorro de Araçatuba
Prefeitura/Divulgação
Pacientes do Pronto-Socorro Municipal de Araçatuba (SP) têm reclamado de superlotação e do tempo de espera para receber atendimento médico. Há relatos de pessoas que ficaram de três a seis horas na fila.
“Cheguei aqui no pronto-socorro por volta das 12h59 com tosse e falta de ar, suspeita de pneumonia que acabou de se confirmar. A situação está caótica. Durante toda a tarde pessoas com dor, febre, vomitando, fora as emergências chegando, idosos”, afirma Luciano Gueiros da Silva, que ficou no local por cerca de seis horas.
“Não temos nem previsão de horário para sair. Se olhar lá dentro [do pronto-socorro], não tem nem lugar para entrar e desse jeito não pode ficar”, diz Wagner Fábio da Silva.
Moradores de Araçatuba relatam demora em atendimento médico
A prefeitura afirma que a procura por atendimento aumentou devido às doenças respiratórias. Em janeiro foram 1.491 casos e, em maio, o número triplicou com quase 4.450 ocorrências.
Aparecida Nava, chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, afirma que o pronto-socorro é mais procurado nesta época do ano diante da facilidade de circulação de vírus gripais. No local os casos são avaliados por classificação de risco.
“Nós estamos intensificando as vacinações, principalmente a da gripe, com campanhas. […] Também está havendo uma reorganização das Unidades Básicas de Saúde para facilitar e melhorar o atendimento”, diz.
Uma dessas alterações foram divulgadas nesta segunda-feira (29) pela prefeitura. A partir do dia 5 de junho, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Pedro Perri e Umuarama 1 vão funcionar das 7h às 19h. Já as UBSs Morada dos Nobres e Umuarama 2 vão atender das 7h às 22h.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Pacientes reclamam de superlotação e demora para atendimento no pronto-socorro de Araçatuba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.