• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Tropas ucranianas avançam e tentam tomar o controle de outro território na Rússia, diz agência


Informações divulgadas pela agência Reuters citam blogs russos especializados em cobertura militar. Ucrânia deu indícios de que estava conduzindo uma operação nesse sentido. Militares ucranianos em operação perto da fronteira com a Rússia, em agosto de 2024
REUTERS/Thomas Peter
No momento em que forças ucranianas estão perdendo o controle sobre o bolsão da região russa de Kursk, que capturaram no ano passado, tropas da Ucrânia realizam uma incursão pouco divulgada em Belgorod, de acordo com blogueiros militares russos.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Diversos correspondentes militares russos disseram nesta sexta-feira (28) que tropas ucranianas estavam em Belgorod e travando batalhas com forças russas na região.
Nem Kiev nem Moscou confirmaram os relatos, embora o Ministério da Defesa da Rússia tenha dito há 10 dias que suas forças haviam frustrado cinco tentativas ucranianas de atravessar a fronteira em Belgorod.
Os militares ucranianos não comentaram sobre nenhuma investida na região de Belgorod. No entanto, o sigilo também pode indicar motivos de segurança operacional.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que as forças ucranianas haviam tomado “certas medidas” na Rússia fora da região de Kursk para aliviar a pressão sobre as tropas ucranianas na área.
Zelensky declarou que a ação tinha o objetivo de “reduzir o acúmulo” de tropas russas e ocorreu “um pouco abaixo da região de Kursk”. Ele não entrou em detalhes.
Andrii Kovalenko, do Conselho Nacional de Defesa e Segurança da Ucrânia, sugeriu em uma declaração de 18 de março que as forças ucranianas poderiam agir na região de Belgorod. O objetivo seria “neutralizar as ameaças” das forças russas que poderiam se acumular perto da fronteira.
Rybar, um blog militar russo com 1,3 milhão de assinantes, disse que houve confrontos pesados em um vilarejo chamado Popovka e que cada lado estava atacando o outro com drones. Outra conta do Telegram divulgou que as forças russas estavam conduzindo “operações defensivas”.
“Há ataques constantes em concentrações das Forças Armadas ucranianas, mas o inimigo ainda tem um sério potencial ofensivo nessa direção e não abandonou os planos de novos avanços, inclusive em novas áreas da frente”, disse.
Um terceiro blog militar, Arkhangel Spetsnaza, relatou combates em um vilarejo chamado Demidovka e disse que alguns soldados ucranianos foram cercados lá.
A Reuters não conseguiu confirmar os relatos de forma independente.
A operação ucraniana pode ser uma tentativa de distrair as forças russas enquanto elas tentam expulsar as últimas forças ucranianas da vizinha Kursk. Um dos blogs russos, Rybar, disse que a Rússia havia transferido reforços para Belgorod a partir de Goptarovka, na região de Kursk.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.