• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Pintor que perseguiu mulher por 3 meses e ‘copiou’ refeições dela é preso por stalking no ES


Segundo a Polícia Civil, Hélio Gonçalves dos Santos, de 39 anos, criou obsessão pela vítima e a perseguia pela internet e de forma presencial. Ele chegava a Homem é preso por perseguir mulher em São Gabriel da Palha
Um pintor de 39 anos foi preso por perseguir durante três meses, pela internet e de forma presencial, uma mulher em São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo. A vítima, uma atendente de padaria de 27 anos, relatou para a Polícia Civil que Hélio Gonçalves dos Santos a seguia em seu local de trabalho e, até mesmo, repetia as mesmas refeições que ela.
A prisão foi cumprida na quarta-feira (26). O homem foi autuado em flagrante por stalking e pode pegar até três anos de prisão se condenado. O g1 não localizou a defesa dele.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Do mundo real para o virtual
Hélio Gonçalves dos Santos, de 29 anos, foi preso pelo crime de stalking contra uma mulher em São Gabriel da Palha, Espírito Santo
Reprodução/Redes sociais
,
O delegado titular da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha, Valdimar Chieppe, disse que as perseguições começaram em janeiro deste ano e aumentaram com o passar dos meses.
O homem ia até o local de trabalho da vítima, uma padaria que pertence à família dela, tentar uma aproximação, fosse puxando assuntos diversos ou ficando no local a observando.
Ainda de acordo com o delegado, quando não entrava no estabelecimento, Hélio transitava em frente ao local de motocicleta ou bicicleta, mas sempre com o mesmo objetivo, o de se aproximar e manter contato com ela.
A vítima relatou para os policiais que, em determinado momento, o suspeito também passou a mandar mensagens pelas redes sociais.
“Tamanha foi a obsessão criada por ele, que passou a pedir as mesmas comidas e bebidas da vítima”, disse o delegado.
“Em determinada data, conforme registrado em boletim de ocorrência, o suspeito chegou a lhe mandar um buquê de flores, que foi rejeitado e devolvido. Não satisfeito com tais atos, o suspeito passou a perseguir pelas redes sociais, que rapidamente foram bloqueadas, entretanto acessou a rede social do estabelecimento comercial que a vítima trabalha, que também foi bloqueado para ele”, disse o delegado.
Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, no cartão com o buquê de flores estava escrita a seguinte mensagem, seguida do nome e telefone do suspeito: “Quero te conhecer melhor!”
Depois que a vítima registrou o boletim de ocorrência, os policiais realizaram diligências para prender o pintor em flagrante.
LEIA TAMBÉM
Homem é preso por ameaçar e praticar stalking contra ex-companheira no ES
Adolescentes são assaltados e suspeito é atropelado de bicicleta na fuga, em Vitória
Delegacia da Polícia Civil em São Gabriel da Palha
Divulgação/Polícia Civil ES
A equipe contou que recebeu informações de que o homem estaria em uma empresa, na zona rural de São Gabriel da Palha, realizando um serviço de pintura. Ao chegar no local, a equipe prendeu o suspeito e o encaminhou à delegacia.
O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de perseguição. Como não pagou a fiança estipulada pela autoridade policial foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte.
Segundo a Secretaria de Justiça (Sejus), o pintor possui passagens anteriores de 2021 a 2024 por embriaguez ao volante e ameaça.
Ameaça a adolescente
Em 2024, Hélio foi acusado de perseguir e ameaçar uma adolescente, dentro de uma igreja evangélica em São Gabriel da Palha.
De acordo com informações da consulta pública processual do PJE do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Hélio causou abalo psicológico e restringindo sua liberdade da menor. Ele tentou se aproximar dela várias vezes, inclusive fisicamente, e enviou mensagens para o pai dela pedindo autorização para namorá-la, o que foi negado.
O processo foi arquivado definitivamente em fevereiro deste ano. A consulta não disponibiliza a decisão que decidiu pelo arquivamento.
Stalking
Perseguir uma pessoa no mundo físico ou na internet pode dar cadeia no Brasil desde abril de 2021, quando foi sancionada uma lei que incluiu no Código Penal o crime de perseguição, conhecido também como “stalking” (em inglês).
Antes perseguições eram enquadradas em um artigo da Lei das Contravenções Penais e tinham como pena a prisão por 15 dias a dois meses, ou multa. Agora, “stalking” é crime, com tipificação específica.
A pena para quem for condenado é de 6 meses a 2 anos de prisão, mas pode chegar a 3 anos com agravantes, como crimes contra mulheres.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.