• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Mais de duas toneladas de cabos clandestinos de internet e telefonia foram removidos em Aracaju durante quatro meses, diz empresa de energia


Desde agosto do ano passado, empresas têm sido notificadas para regularização de situação na Coroa do Meio. Cabos irregulares de telefonia e internet são removidos no Bairro Coroa do Meio.
Energisa
Acontece nesta sexta-feira (28), mais uma ação de retirada de cabos irregulares ou clandestinos de empresas de telecomunicação que não regularizam a situação de fios no Bairro da Coroa do Meio, em Aracaju. Mais de duas toneladas de cabos e fios já foram retiradas de novembro do ano passado até o momento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
De acordo com a Energisa, as empresas foram previamente notificadas pela distribuidora por utilizarem as estruturas dos postes de forma irregular e/ou sem o cumprimento dos normativos de segurança, identificação e organização.
As ações de retirada de cabos irregulares pela Energisa acontecem desde novembro, ou seja, após o término do prazo dado para que as empresas se regularizassem, o que não ocorreu. A iniciativa é fruto de um acordo com o Ministério Público Estadual envolvendo também o Sindicato das Empresas de Telecom, para que a situação de cabos e fios caídos ou em desuso, e que não cumprem com os padrões técnicos e de segurança previstos pelas distribuidoras, fosse corrigida no prazo de 30 dias.
Segundo a empresa, o objetivo é intensificar a fiscalização das ocupações de uso mútuo para combater as desconformidades, com foco na garantia de segurança à população. Juntamente com o apoio do MP/SE, a distribuidora trabalha em um cronograma de fiscalizações de forma a garantir que as empresas ocupantes também cumpram com as responsabilidades regulatórias.
As empresas de telecomunicações são responsáveis por regularizar e corrigir cabos caídos e em desuso, conforme prevê a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As empresas também devem cumprir as distâncias mínimas de segurança dos cabos e equipamentos da rede de telecomunicações em relação ao solo e aos condutores da rede de energia elétrica, além de identificar os cabos.
“Todas as empresas foram notificadas em meados de agosto de 24 e, na ocasião, foi solicitada a devida regularização dos cabos de telefonia/internet junto à distribuidora. Passado o prazo dado para a regularização, a Energisa iniciou e tem dado continuidade nas ações de fiscalização e corte no bairro”, afirma o coordenador de Projetos e Cadastros da Energisa Sergipe, André Dantas. Desde o início das ações, já foram retiradas mais de duas toneladas de cabos e fios de telecomunicação e internet.
Em 2024 foram 12.333 notificações e, no primeiro trimestre de 2025, já são 322 notificações em toda a área de concessão.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.