
Treze estabelecimentos foram autuados, em Corrente, Sebastião Barros e Cristalândia do Piauí, no Norte do estado. Farmácias sem farmacêuticos e com produtos vencidos são autuadas no norte do Piauí
Reprodução
Farmácias sem farmacêuticos, produtos vencidos nas prateleiras de supermercados e posto de combustíveis com gasolina fora do padrão. Esse foi o cenário encontrado durante uma operação Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizada entre os dias 17 e 21 de janeiro, em três cidades do Norte do estado.
Ao todo, 13 estabelecimentos foram autuados, em Corrente, Sebastião Barros e Cristalândia do Piauí. Destes, seis são farmácias – duas por ausência de profissionais adequados e quatro por comercializarem produtos vencidos. Outros seis são supermercados, autuados por venda de produtos com validade vencida.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Além disso, um posto de combatível foi autuado por comercializar gasolina comum com 29% de etanol anidro, quando o permitido pela regulamentação brasileira é 27%. O excesso de anidro é proibido no Brasil, pois motores a gasolina podem ter o desempenho afetado.
Ainda conforme o Procon, um dos estabelecimentos era reincidente na prática de venda de produtos vencidos e recebeu uma suspensão temporária após uma decisão administrativa.
Os estabelecimentos terão o prazo de 15 dias para apresentarem defesa junto à Promotoria de Justiça de Manoel Emídio.
A operação foi realizada pelo Procon, órgão do Ministério Público do Estado do Piauí, e pelo Procon Municipal de Corrente, com o apoio do 7º Batalhão de Policiamento Militar.
*Estagiário sob supervisão de Ilanna Serena.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
,