
Um estudo conduzido por pesquisadores da FURB (Universidade Regional de Blumenau), coletou respostas de 2.500 moradores para entender quais os passatempos preferidos na cidade.

Pesquisa revelou o que os blumenauenses gostam de fazer no município – Foto: Divulgação/Prefeitura de Blumenau/ND
A pesquisa, realizada pelo Projeto Focus, que há mais de 20 anos investiga comportamentos e hábitos dos blumenauenses, revelou que os moradores da cidade demonstram um alto nível de contentamento com o município.
De acordo com a coordenadora do projeto, Cynthia Quadros, a pesquisa aponta que Blumenau é vista como uma cidade inovadora, especialmente pelo polo de tecnologia e investimentos na área.
Como os blumenauenses utilizam o tempo livre?
Em 2024, o estudo revelou que o lazer na cidade está mais voltado ao “escapismo”, uma forma de aliviar o estresse. Com isso, grande parte dos moradores prefere atividades em grupo, com familiares e amigos.
No entanto, os pesquisadores apontaram um dado preocupante: o lazer dos ocorre majoritariamente em locais fechados e privados, ainda que nem sempre sejam pagos.
Embora 50% dos entrevistados frequentem o Parque Ramiro Ruediger, outros espaços públicos da cidade acabam pouco explorados.
A pesquisa mostrou que 20% dos participantes afirmaram não conhecer o Parque São Francisco de Assis, na área central, enquanto 15,7% desconhecem o Parque das Nascentes, no bairro Progresso.
Também foi analisada a percepção da população sobre a valorização cultural da cidade. Boa parte dos entrevistados considera que eventos como Oktoberfest Blumenau, Stammtisch e Magia de Natal promovem diversidade cultural e entretenimento.
Opções de lazer no município
Blumenau oferece diversas opções de lazer para moradores e visitantes da cidade, entre parques, lugares turísticos e históricos e festas imperdíveis. Conheça alguns lugares do município.
Parques
Quem gosta de natureza e ecoturismo precisa saber que existem parques e áreas verdes em Blumenau bastante atraentes.
Desde o Parque Horto-Botânico Edith Gaertner, uma uma pequena floresta urbana aos fundos do Mausoléu Dr. Blumenau, até o Parque São Francisco de Assis, destinado à preservação de espécies e turismo ecológico.
O famoso Parque Ramiro Ruediger, fica a apenas 600 metros de distância do Parque Vila Germânica, a principal atração turística de Blumenau e palco da Oktoberfest.
São 40 mil metros quadrados de área e algumas opções de lazer. Tem pista de corrida e caminhada, ciclovia, playground para crianças e quadra poliesportiva.
Há também outras ideias de parques, como o Parque das Itoupavas e o Parque das Nascentes, ótimos para toda família.
Turismo cervejeiro
Conhecida como Capital Nacional da Cerveja, não faltam ideias para aprender sobre a criação e evolução do cenário cervejeiro em Blumenau.
O Museu da Cerveja é uma ótima alternativa para quem quiser mergulhar no universo, conhecer estilos, sabores e curiosidades da bebida.
A visita também evidencia os costumes da colônia cervejeira do século XIX, que possibilitaram que Blumenau se tornasse a Capital Brasileira da Cerveja.
O local fica aberto de segunda-feira a sábado, das 09h às 19h, e domingos das 09h às 17h. Os ingressos podem ser adquiridos no site do museu.
Cartões postais da cidade
Outro atrativo que vale a pena conhecer e aproveitar é a rua mais charmosa da cidade, a rua XV de novembro. A rua chama atenção pelo apelo cultural, que divide espaço com lojas modernas.
Outros pontos turísticos famosos da pacata cidade, como Catedral São Paulo Apóstolo e a sede da Prefeitura Municipal, cartões postais de Blumenau, são opções que podem render boas fotografias e momentos especiais.

Teatro Carlos Gomes em Blumenau – Foto: Divulgação/Turismo Blumenau/ND
Imponente e com histórias escondidas em seu interior, o Teatro Carlos Gomes foi fundado em 1860. Hoje, além de representar a história, o espaço proporciona à Blumenau e região momentos de descontração. Se você adora uma peça teatral, vale a pena ficar de olho na programação.