
Pacientes estão sendo monitorados e recebem acompanhamento médico adequado. Vítimas são dois homens e duas mulheres, que têm entre 60 e 69 anos. Bauru confirma os primeiros casos de chikungunya de 2025
A prefeitura de Bauru (SP) confirmou nesta terça-feira (25) os quatro primeiros casos de chikungunya registrados em 2025. Os quatro são autóctones, ou seja, sem histórico de deslocamento dos pacientes fora do município.
Os pacientes são dois homens e duas mulheres, entre 60 e 69 anos, que estão sendo monitorados e recebem acompanhamento médico adequado. A Secretaria de Saúde ressalta a necessidade urgente de redobrar os cuidados com a prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e também da dengue.
A população deve manter cuidados constantes com a limpeza de quintais e a eliminação e o descarte adequado de recipientes que possam acumular água, como latas, pneus, potes e garrafas.
É fundamental também verificar regularmente vasos de plantas, calhas, caixas d’água e ralos, além de manter quintais, calçadas e terrenos limpos. As ações de prevenção devem ser conjuntas, com a colaboração da população e do poder público, para evitar a proliferação do mosquito.
Larva do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e da chikungunya
Rogério Capela/Divulgação
Ações da pasta
A Secretaria de Saúde segue com ações na prevenção e combate ao mosquito em todo o município. Diariamente, os agentes de combate às endemias realizam visitas domiciliares e em imóveis comerciais, orientando a população e promovendo a eliminação dos criadouros, além de realizar nebulização programada nas áreas com casos confirmados
Além das ações realizadas pelas equipes da Secretaria de Saúde, a prefeitura vai intensificar o combate à doença com a realização de duas ações nesta semana.
Nesta quarta-feira (26), a Defesa Civil estadual terá equipes em Bauru para, juntamente com a prefeitura, realizar ações de combate à dengue na região do Núcleo Geisel, com a distribuição de panfletos e orientações aos moradores.
Nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), outra ação está prevista, para a região do Pousada da Esperança, com um mutirão de limpeza que será realizado pelo município, com agentes da Secretaria de Saúde, que recolherão materiais inservíveis.
Nesta quinta-feira, as equipes vão atuar no Pousada da Esperança II e Núcleo Nova Bauru, e nesta sexta-feira no Pousada da Esperança, Vila São Paulo e Jardim Ivone.
A doença
A chikungunya é caracterizada principalmente por febre alta de início súbito, dores intensas nas articulações, geralmente acompanhadas de dor nas costas, manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça, dor muscular e cansaço.
A duração dos sintomas pode variar, e a doença pode afetar todos os grupos etários e ambos os sexos. É importante que a população fique atenta e procure uma unidade de saúde caso apresente febre de início súbito acompanhada de dor intensa nas articulações.
Sintomas da chikungunya
Ministério da Saúde
Casos na região
A região de Bauru conta com mais de 1.800 casos e 3 mortes pela doença, sendo que, Tupã representa mais de 90% dos casos (1.718) e todas as mortes. No total, contando com Bauru, apenas 15 cidades das 100 da área de cobertura da TV TEM registraram casos da doença até o momento.
Tupã lidera casos de chikungunya no estado de SP; pacientes relatam dores após a doença
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região