Filme “Memória Musical Caipira”, lançado nesta quarta-feira (24), faz redescoberta partituras de diferentes músicos, como Belmácio Pousa Godinho, Erotides de Campos, Benedito Dutra Teixeira e Tristão Júnior, a maioria delas inéditas, além de trazer detalhes sobre contexto musical da época. Documentário revela mistérios de partituras do século XX encontradas em Piracicaba
Um documentário lançado nesta quarta-feira (24), em Piracicaba (SP), revela a redescoberta de mais de 200 composições musicais do início do século 20 que estavam na casa de um músico da cidade. As canções foram escritas entre 1913 e 1932 por músicos que tiveram ligações com o município, seja morando ou passando em algum momento por ele.
Trata-se do projeto inédito “Memória Musical Caipira”. O músico Saulo Ligo foi quem encontrou os cadernos com partituras manuscritas, que estavam esquecidas em um grande acervo, a maioria delas inéditas.
“Eu tinha um conjunto de choro e a gente gravou um disco em homenagem ao compositor [e violonista] de Piracicaba chamado Sérgio Belluco, onde eu conheci parte da obra dele e do arquivo dele. Anos mais tarde, eu entrei em um mestrado, fui fazer um mestrado sobre a trajetória musical de Sérgio Belluco e encontrei esse conjunto de cadernos”, revela Saulo.
Ele conta que os cadernos apresentam uma série de informações históricas a respeito do cenário musical da época.
“O gênero preponderante, por exemplo, foi a valsa. Pelo menos 80% eram valsas, o que mostra que naquela época era, talvez, um dos gêneros prediletos. E isso diz respeito a um tipo de repertório que os músicos aqui do interior também herdam do século 19 […] É um tesouro”, analisa o músico.
Cadernos com composições redescobertos na casa do músico de Piracicaba
Marcos Pinguim/ EPTV
A localização das obras também trouxe o desafio de resgatar a história dos artistas que as compuseram.
“Alguns deles conseguiram um certo destaque, como o Belmácio Pousa Godinho, o Erotides de Campos, que foram gravados, editaram músicas. Mas tem uma outra gama de compositores que estavam esquecidos, que a gente teve até dificuldades de levantar dados biográficos. Não sabemos muito bem quando nasceram, onde nasceram”, explica Saulo. Também estão entre os autores Benedito Dutra Teixeira e Tristão Júnior.
O saxofonista Marco Abreu, que também participa do projeto, conta que experimentou um reencontro com seu passado musical.
“Tive a oportunidade de começar e ir assistir muitos desses músicos que hoje são homenageados nesse projeto tocando no Teatro Municipal de Piracicaba por volta de 1979 e 1980. Eu me vi ali fazendo parte de uma história que eu já tinha começado a captar os movimentos nos meus primeiros estudos musicais”, celebra.
“Elas [composições] são parte de um contexto que existiu e que continua influenciando grandes cancioneiros e compositores brasileiros, sejam instrumentistas ou letristas. A temática mudou, mas a música, a melodia e a riqueza dela continuam atuais e vivas”, garante Marco.
Saulo Ligo pergunta a Sérgio Belluco sobre as partituras em trecho do documentário
Documentário “Memória Musical Caipira”
Reconstrução histórica
O documentário traz depoimentos de músicos e historiadores que conheceram os autores das obras, em um resgate do passado pelo presente.
“E entender essa dinâmica de como eles [cadernos] foram passando, ano após ano, na mão de várias pessoas. E aí o produtor de audiovisual materializa, em imagem e som, essas memórias afetivas que foram construídas ao longo desses anos, desde que esses caderninhos surgiram”, conta a diretora, Bruna Epiphanio.
O lançamento do documentário ocorreu no Sesc Piracicaba. A obra é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do Programa de Ação Cultural (Proac).
Composições foram encontradas em acervo de Sérgio Belluco
Documentário “Memória Musical Caipira”
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba
Documentário revela resgate de 200 composições musicais do início do século 20 em acervo de músico no interior de SP: ‘um tesouro’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.