• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Mostra traz filmes inéditos sobre o Nordeste e raridades da Amazônia a Salvador até final de maio


Acervo do cineasta Adrian Cowell será exibido gratuitamente na Sala de Arte da Ufba e Museu Geológico. Mostra traz filmes inéditos sobre Nordeste e raridades da Amazônia a Salvador
Divulgação
Nestas ultimas duas semanas de maio, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) promove, em Salvador, a mostra de cinema “Nordeste, Amazônia: povos, lutas e ecologias em Adrian Cowell, Jesco von Puttkamer e Vicente Rios”, com filmes raros e alguns inéditos que estão guardados no acervo Imagens da Amazônia, da PUC de Goiás.
O objetivo é exibir pela primeira vez filmes feitos entre os anos 1960 e 2000, e apresentar uma trilogia inédita no cinema sobre o Nordeste, de 1963. As obras serão exibidas durante os dias 23 a 31 de maio, na Sala de Arte do Museu Geológico e da Sala de Arte da Ufba.
A mostra integra o projeto de pesquisa “Documentando as lutas socioambientais”, que pesquisa o acervo deixado por Cowell, além de procurar conexões entre Nordeste e Amazônia em seus trabalhos documentais, e é coordenada pelo professor Felipe Milanez junto do grupo de pesquisa de Ecologia Política/.
A ação também visa homenagear Vicente Rios, que faleceu em setembro de 2022, e Adrian Cowell, nos seus dez anos de falecimento – e também reconhecer o trabalho do extraordinário fotografo Jesco von Puttkamer, cujo material repousa no mesmo acervo, e que participou da expedição non nordeste em 1963. Os filmes foram cedidos do acervo da PUC de Goiás, que possui mais de 7 toneladas de produção audiovisual dos 50 anos que Cowell filmou a Amazônia.
Mostra traz filmes inéditos sobre Nordeste e raridades da Amazônia a Salvador
Divulgação
“Queremos homenagear Cowell, Rios e Puttkamer pelo trabalho de documentação que fizeram em sua época, e trazer para o nordeste a primeira mostra desse material extraordinário. Esperamos que novas perspectivas de pesquisa se abram para conhecer melhor esse acervo que está sendo cuidado pela PUC/GO, e que os três filmes feitos no Nordeste, em 1963, possam ser conhecidos pelas comunidades que tiveram suas vidas retratadas”, afirma Milanez.
Alguns destaques desta documentação extraordinária, segundo Milanez, são uma entrevista com uma sobrevivente do Massacre de Canudos, no filme Romeiros; a luta dos jangadeiros no Ceará; e um terreiro de Candomblé em Recife. No acordo que Cowell fez com a PUC/GO para que o todo o material bruto de seus filmes viesse para o Brasil, estava o acesso aos movimentos sociais, povos indígenas e todos aqueles que foram retratados em seus filmes, para que as futuras gerações pudessem conhecer essa memória.
Serão realizadas cinco sessões gratuitas de longas metragens inéditos do documentarista britânico e além disso, sessões de debates com diversos convidados, dentre eles lideranças de movimentos sociais, professores da Ufba e o filho do cineasta Vicente Rios, Nilson Rios.
Mostra traz filmes inéditos sobre Nordeste e raridades da Amazônia a Salvador
Divulgação
Abaixo, segue a programação da mostra:
Terça-feira, 23 de maio, Sala de Arte do Museu( 17 às 20:30)
Segunda-feira, 29 de maio, Sala de Arte da Ufba (10 às 12)
Segunda-feira, 29 de maio, Sala de Arte do Museu (17 às 20:30)
Terça-feira, 30 de maio, Sala de Arte da Ufba (09 às 12)
Quarta-feira, 31 de maio, Sala de Arte da Ufba (09 às 12)
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Adicionar aos favoritos o Link permanente.