Evento ocorreu entre os dias 17 e 21 de maio; 21 entidades assistenciais serão beneficiadas com arrecadação nas barracas que representaram a cultura de 17 países. Alemanha é uma dos 17 países representados na 38ª Festa das Nações de Piracicaba
Claudia Assencio/g1
A 38º Festa das Nações de Piracicaba registrou público de 86 mil pessoas durante os cinco dias de evento, de 17 e 21 de maio, no Engenho Central. Segundo a organização, 21 entidades assistenciais serão beneficiadas com a arrecadação nas barracas que representaram a cultura de 17 países. A renda total obtida ainda não foi divulgada.
No evento, cinco mil voluntários se dedicaram à festa durante os cinco dias nos restaurantes das nações representadas: África do Sul, Alemanha, Áustria, Brasil, Congo, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Moçambique, Nações Árabes, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e Suíça.
Durante a Festa, a Secretaria de Saúde também disponibilizou vacinas contra gripe. Leia mais, abaixo.
Pub da Barraca do Reino Unido teve programação de shows e cardápio típico durante 38ª Festa das Nações de Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Barraca da Suíça foi uma das atrações durante a 38ª Festa das Nações de Piracicaba
Claudia Assencio/g1
A Festa das Nações é realizada pelo Fundo Social de Solidariedade (Fussp) da Prefeitura de Piracicaba, com organização da Secretaria Municipal de Governo. Parte dos recursos também são oriundos da Lei de Incentivo à Cultura, via Ministério da Cultura do Governo Federal.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Almeida, enalteceu toda a dedicação dos voluntários. “Também quero exaltar a presença do público nesses cinco dias, porque essa participação é o que movimenta a Festa das Nações e, especialmente, à força de trabalho dos voluntários”, afirmou.
Nações Árabes também foram representadas na 38ª Festa das Nações de Piracicaba
Claudia Assencio/g1
O presidente da Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba (Fenapi), Fábio Sanches, celebrou o sucesso do evento.
“A festa foi de muito sucesso e conseguimos atingir nossa meta, que era oferecer um evento seguro para as famílias e todas as pessoas que vieram prestigiar. Deixo aqui meu muito obrigado a todos os piracicabanos e às pessoas que vieram, inclusive, de outras cidades apenas para participar da Festa das Nações”, disse.
Tenda da Saúde ofertou vacina contra gripe durante a 38ª Festa das Nações de Piracicaba
Centro de Comunicação Social/ Prefeitura de Piracicaba
Vacinação contra gripe
A Secretaria de Saúde imunizou mais de 408 pessoas contra a gripe/influenza durante a 38ª Festa das Nações de Piracicaba. O saldo foi considerado positivo pelo representante da Pasta.
“Podemos considerar um bom número já que a população pedia alternativas para a oferta do imunizante na cidade e nós o fizemos no recinto da festa”, destacou Filemon Silvano, ao lembrar que as unidades UBS Caxambu e CRAB Vila Rezende também ficaram abertas no sábado para que a população se imunizasse.
Segundo o Departamento de Imunização da Vigilância Epidemiológica da cidade, 49.100 doses do imunizante contra a gripe foram aplicadas até esta terça-feira (23) na cidade.
Secretaria de Saúde vacinou 408 pessoas contra a gripe durante a Festa das Nações de Piracicaba
Centro de Comunicação Social/Prefeitura de Piracicaba
Gestão de Resíduos Sólidos
A 38ª Festa das Nações de Piracicaba (SP) iniciou um plano de gerenciamento dos resíduos produzidos na edição deste ano. Parte do material coletado deverá ser destinado a um aterro em Rio das Pedras (SP), segundo a empresa responsável pelo trabalho.
A ação quer direcionar de forma correta os lixos orgânico e reciclável gerados pelo público ou pelo trabalho voluntário das entidades nos cinco dias de festa.
Desenvolvida de forma inédita, o plano é feito em parceria com uma empresa de gestão ambiental especializada em coleta, transporte e destinação final de resíduos.
38ª Festa das Nações de Piracicaba inicia gerenciamento de resíduos sólidos produzidos no evento
Claudia Assencio/g1
A Festa é o maior realizado na cidade, segundo a organização. A estrutura muito grande, só em relação a cozinhas, e um dos maiores da região.
“Devido à isso, é um evento que gera impacto ambiental relevante. É nossa obrigação, como organizadores, ter uma visão global e de mitigação dos impactos que a Festa gera – apesar de ser um evento cultural e beneficente, isso não pode se sobrepor à sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente”, destaca o presidente da Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba (Fenapi), Fábio do Amaral Sanches.
Resíduos orgânicos gerados durante a 38ª Festa das Nações de Piracicaba serão direcionados para aterro em Rio das PEd
Essencial Central de Tratamento de Resíduos/ Divulgação
Plano piloto e ausência de dados
O projeto de gerenciamento de resíduos da festa ocorre em formato piloto e, a partir dos resultados e métricas desta iniciativa, segundo o presidente da Fenapi, Fábio do Amaral Sanches, será possível a formulação de um “Plano de Sustentabilidade” mais completo aplicado ao evento.
“A partir desta edição, a sustentabilidade se torna um tema primordial em nosso evento. Inicialmente, o plano de sustentabilidade visava ter indicadores de redução de impactos, mas ao percebermos a falta de dados concretos, optamos por buscar métricas precisas”, explicou.
Festa das Nações de Piracicaba teve apresentações do Grupo Baque Caipira
Claudia Assencio/g1
VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades
Veja mais notícias no g1 Piracicaba
Festa das Nações de Piracicaba registra público de 86 mil pessoas e participação de 5 mil voluntários
Adicionar aos favoritos o Link permanente.