• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Curso oferece capacitação gratuita para mulheres dirigirem caminhões e ônibus em MS


O projeto ‘Elas no volante’ tem por objetivo aumentar a inserção de mulheres no setor, que é majoritariamente masculino. O programa é aberto para moradoras da região de Três Lagoas (MS) e que possuem a ‘categoria E’ da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Curso é oferecido para mulheres que possuem CNH ‘categoria E’.
Reprodução
Curso de capacitação gratuito é aberto para mulheres que querem trabalhar como motoristas de caminhões e ônibus. Ao todo são 10 vagas destinadas a moradoras da região de Três Lagoas (MS) que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “E”.
A ideia é capacitar as mulheres que possuem pouca ou nenhuma experiência no volante de veículos pesados. As inscrições podem ser feitas até 14 de junho, através deste link – clique aqui.
O projeto, batizado de “Elas no volante”, é uma iniciativa da empresa LOTS Group, em parceria com o Sest Senat. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, no Brasil há cerca de 4,39 milhões de CNH’s para veículos pesados. Do total, apenas apenas 2,81% são de mulheres.
O programa tem como um dos principais objetivos impulsionar a igualdade de gênero dentro do setor de transportes. Anerilene Alves de Souza, de 32 anos, motorista Florestal, participou da primeira turma do Elas no Volante, em 2021. Das 12 mulheres que participaram do curso, ela e outras oito foram contratadas.
“O programa me abriu portas que jamais imaginei alcançar. Sonhava em ser motorista de caminhão desde criança e sou muito realizada em trabalhar em uma empresa que valoriza as mulheres”, ressalta.
Aulas
As aulas vão começar em 19 de junho. O programa tem 107 horas de aulas teórica e prática e 20 dias de duração.
Para participar é preciso ter mais de 21 anos, morar na região de Três Lagoas, onde o curso será realizado, possuir CNH na categoria “E” e ser alfabetizada.
“O transporte não é um setor predominantemente feminino. Pelo contrário, temos apenas 17% de mulheres neste segmento, por isso, desenvolver este público para o mercado é tão importante. Há uma carência de mão de obra no setor de transporte, e investir na qualificação de mulheres para preencher essas vagas é um caminho para dar oportunidade para essas profissionais e também suprir uma demanda do mercado”, explica Renata Harumi, responsável pelo projeto da LOTS na região de Três Lagoas.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.