• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

VÍDEO: Populares são flagrados matando jacaré-açu às margens de rio no interior do AC


Imagens circularam pelas redes sociais nesta semana, onde os homens aparentam tentar cortar o rabo do animal enquanto ele se debate. Captura aconteceu no Riozinho do Rôla e bombeiros não foram acionados. Moradores de comunidade são flagrados matando jacaré-açu no interior do Acre
Um jacaré gigante foi filmado sendo capturado com cordas por moradores do Riozinho do Rôla, que passa pelas cidades de Sena Madureira, Capixaba, Rio Branco, Xapuri e Brasiléia, no Acre, não sendo possível saber exatamente onde foi gravado. (Veja vídeo acima)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Nas imagens, é possível ver que o animal se debate enquanto um homem crava uma faca na cauda do bicho. Outro homem, que aparenta estar filmando, ri enquanto vê a cena. Uma voz de criança aparece e pede para outra montar em cima do jacaré. A filmagem finaliza com outra pessoa pedindo para parar.
O Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC) informou que não foi acionado nesse caso.
O g1 entrou em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para saber se já estavam cientes sobre o caso e se os homens podem ser responsabilizados pelo que foi causado ao animal, porém até a última atualização desta reportagem não obteve retorno.
LEIA TAMBÉM:
Ibama vai investigar vídeo em que pescadores aparecem comemorando após abaterem jacaré gigante em rio no AC
Operação resgata 40 animais em situação de maus-tratos no Acre
Moradores matam jacaré de mais de 4 metros no interior do Acre e Ibama vai apurar; VÍDEOS
O biólogo e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Paulo Bernarde, explicou que esse animal do vídeo é um jacaré-açu, espécie comum na região amazônica. Ele pontuou que a principal base de sua alimentação são peixes e outros vertebrados.
O animal é o maior de todas as espécies na região. Os machos podem ultrapassar cinco metros. Essa espécie ocorre, em geral, nas áreas de várzea, nos paranãs (pequenos rios que ligam rios maiores) e nas matas alagadas.
Jacaré é capturado por moradores no Riozinho do Rôla, no Acre
Reprodução
Crime ambiental
Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, é crime, segundo o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais.
Segundo a legislação, a pena é de detenção de seis meses a um ano, além de multa. Incorre ainda, nas mesmas sanções, quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural ou vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre.
A multa é de R$ 500 por indivíduo de espécie não constante de listas oficiais ou ameaça de extinção. E de R$ 5 mil por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção, inclusive da Convenção de Comércio Internacional das Espécies da Flora e fauna selvagens em Perigo de Extinção (Cites).
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.