Segundo a agência Reuters, presidente americano assinou ordem executiva que suspende o banimento do TikTok nos EUA por um prazo de 75 dias. Trump afirmou que a plataforma não valerá nada se não conseguir um acordo com os EUA. Trump assina acordos
Jim WATSON / POOL / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (20) a ordem executiva que suspende a proibição do TikTok no país por um prazo de 75 dias, informou a agência Reuters.
A decisão adia a validade da lei assinada em abril de 2024 pelo ex-presidente americano Joe Biden. A regra determina que a rede social chinesa deve encontrar um comprador para sua operação nos EUA ou enfrentar um banimento no país.
Trump disse que os EUA poderão firmar um acordo para a plataforma seguir funcionando no mercado americano, mas defendeu que o país tenha direito a metade da rede social. Segundo ele, se não houver acordo, “o TikTok não vale nada”.
“Talvez eu não faça o acordo, talvez eu faça o acordo. O TikTok não vale nada se eu não aprovar [o acordo]. Eu aprendi isso com as pessoas que são donas do TikTok”, disse Trump.
“Se eu não fizer o acordo, não vale nada. Se eu fizer o acordo, vale US$ 1 trilhão. Se eu fizer o acordo, estou falando em fazer isso pelos Estados Unidos. Se eu fizer o acordo pelos Estados Unidos, acho que vamos ter metade disso”.