Acidente aconteceu no dia 9 de janeiro, há uma semana, na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. Avião explodiu em Ubatuba, no Litoral Norte de SP
Francisco Trevisan
A explosão de um avião que matou uma pessoa e deixou outras cinco feridas em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, completou uma semana nesta quinta-feira (16). As autoridades estão investigando o caso, para tentar descobrir as causas do acidente.
A explosão aconteceu na Praia do Cruzeiro, no dia 9 de janeiro. A aeronave saiu do aeródromo, cruzando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas. Os destroços ficaram espalhados na orla, no limite entre o mar e a faixa de areia – relembre abaixo.
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A investigação da explosão do avião tem três frentes. A Polícia Civil faz a investigação criminal do acidente, enquanto o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga o que aconteceu para resultar na explosão, na intenção de prevenir outros acidentes aéreos.
A terceira frente é feita pelo Ministério Público de São Paulo, que faz a apuração das circunstâncias do acidente com “objetivo de analisar fatos e apontar eventuais responsabilidades, além de verificar a regularidade da aeronave e do Aeroporto de Ubatuba”.
Nesta quarta-feira (15), o Cenipa publicou um ‘reporte preliminar’ sobre o acidente, relatando o que aconteceu. No relatório, o órgão afirma que houve excursão de pista, pois “durante o pouso, a aeronave excedeu o limite longitudinal da pista e colidiu com o alambrado que limitava o sítio aeroportuário, tendo sua parada final fora da área do aeródromo”.
Ainda segundo o Cenipa, o órgão tenta concluir a investigação o mais breve, mas não há um prazo estabelecido para a finalização dos trabalhos. Quando concluído, o relatório final será divulgado de maneira pública pela Força Aérea Brasileira.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que responde pela Polícia Civil, o caso ainda é investigado por meio de inquérito policial instaurado pela Delegacia de Ubatuba, “que realiza diligências visando o esclarecimento dos fatos”.
Ainda segundo a SSP, “mais detalhes (da ocorrência) serão preservados para garantir a autonomia do trabalho policial”.
Momento em que avião tenta pousar, sai da pista do aeroporto e explode em Ubatuba, SP
Rogério Prado
O relatório preliminar do Cenipa apontou, além da vítima fatal — o piloto Paulo Seghetto –, que três dos quatro passageiros ficaram em estado grave, além de uma vítima leve.
A análise apontou ainda que outras duas pessoas, que estavam fora do avião, ficaram feridas, sendo que uma ficou em estado grave e outra em estado leve. Não há informações sobre quem seria o pedestre ferido levemente.
Os passageiros do avião, um casal e duas crianças, foram transferidos para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na última sexta-feira (10). O hospital não detalha o estado de saúde das vítimas. Na data da internação, o estado da mãe era considerado grave, enquanto o pai e as crianças estavam com quadro de saúde estável.
Nesta quarta, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo apontou que uma das vítimas, a professora de Belo Horizonte (MG) que estava na orla da praia no momento do acidente e foi atingida pelas chamas da explosão, estava internada em estado estável, sem previsão de alta.
Empresária do agronegócio ajudou a salvar sua família no acidente aéreo em Ubatuba
O acidente
Um avião de pequeno porte ultrapassou a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral de São Paulo, e explodiu na Praia do Cruzeiro no dia 9 de janeiro. O piloto morreu. Os quatro passageiros, um casal e dois filhos, foram resgatados com vida.
Quem são as vítimas que estavam no avião
O piloto, Paulo Seghetto, era Goiânia. Ele morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação.
Um casal e duas crianças (sobreviventes): ocupantes são Mireylle Fries, de 41 anos, o marido dela, Bruno Almeida Souza, de 41, e os dois filhos, de 4 e 6 anos. Os quatro foram retirados com vida do avião e levados conscientes e estabilizados para o hospital. Eles foram transferidos para uma unidade médica em São Paulo.
Novo vídeo mostra momento em que avião sai da pista do aeroporto e explode em Ubatuba, SP
Novas imagens
Nesta semana, o g1 teve acesso a um novo vídeo do acidente com um avião que deixou uma pessoa morta e cinco feridas. A imagem mostra o avião voando, a tentativa de pouso, o momento em que o avião invade um alambrado e sai da pista do aeroporto, explodindo na praia – veja acima.
As imagens foram gravadas pelo turista Rogério Prado, que mora em Passos, Minas Gerais. Ele contou que estava de férias na cidade litorânea e que resolveu caminhar na orla da praia, quando viu o avião voando e decidiu filmar.
Aeroporto de Ubatuba tem uma pista curta, de apenas 940 m.
Arte g1
Pista do aeroporto é curta e perto do mar
O Cessna Citation que se acidentou precisaria de mais pista do que a disponível no aeroporto de Ubatuba para pousar em segurança, apontam dados da fabricante da aeronave e do próprio aeroporto.
O aeroporto de Ubatuba tem uma pista curta, de apenas 940 m. O Cessna 525 precisa de 789 m para pouso, segundo o site da fabricante. A Rede VOA informou que as condições climáticas eram ruins e a pista estava molhada.
Segundo a operadora do terminal aéreo, o avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar no município do litoral paulista.
Saída da pista no momento do pouso
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), a aeronave passou pelo que é chamado de excursão de pista, quando o avião sai da pista no momento do pouso ou da decolagem.
A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.
Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo (transporte comercial de passageiros), mas com situação de aeronavegabilidade “normal”. Isso significa que o avião poderia ser usado normalmente para uso particular do dono.
Mapa mostra pista onde avião deveria ter pousado.
Arte g1
A aeronave é da fabricante norte-americana Cessna. O modelo é o Citation 525, que tem capacidade de levar até sete passageiros e dois tripulantes.
De acordo com dados da Agência Nacional de Avião Civil (ANAC), a tripulação mínima prevista na certificação C525, a exigida pelo modelo, é de apenas um tripulante.
Segundo os dados da fabricante, o peso máximo para decolagem é de 4.853 kg e o de pouso é menor, de 4.491 kg. Ainda não se sabe em quais condições o avião que explodiu em Ubatuba estava voando.
O avião Citation tem 13 metros de comprimento, 4,2 m de altura, 14,39 m de envergadura e entre-eixos (distância entre os trens de pouso) de 4,67 m. A capacidade de bagagem é de 329 kg. Ainda de acordo com a fabricante, a distância mínima para pouso é de 789 metros.
A velocidade máxima da aeronave é de 748 km/h e a autonomia é de 2.871 km.
Novas testemunhas dão detalhes de resgate do acidente com avião em Ubatuba
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