• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Parque de Pomerode será o primeiro de SC com ‘sala do silêncio’ para autistas

Um parque de Pomerode será o primeiro de Santa Catarina com uma “sala do silêncio” para autistas e suas famílias. O espaço, que ainda está sendo construído, é de baixa estimulação sensorial para situações de estresse.

Sala do silêncio para autistas: criança com abafador de ruídos durante dia em parque de dinossauros

Parque de Pomerode será o primeiro de SC com ‘sala do silêncio’ para autistas – Foto: Divulgação/Vila Encantada/ND

O Parque de Experiências Vila Encantada ainda adotou abafadores de ruídos para atender os visitantes com hipersensibilidade auditiva, mais um passo importante para inclusão de visitantes.

Como funciona a sala do silêncio para autistas

A sala do silêncio para autistas da Vila Encantada estará protegida de ruídos, terá móveis confortáveis, decoração em cores frias e brinquedos para as crianças.

De acordo com o parque, o objetivo de implementar espaços como esse é oferecer às famílias de crianças autistas um local de acolhimento em situações de estresse ou crise.

Ao notar comportamentos que podem sinalizar uma crise devido ao excesso de estímulos sensoriais, os acompanhantes poderão acionar a equipe do parque ou seguir a sinalização para encontrar o espaço.

Além da sala do silêncio, outra medida adotada no início deste é a oferta de abafador de ruídos. Agora, as pessoas com hipersensibilidade auditiva possuem acesso ao equipamento para usar durante a visitação. Os equipamentos devem ser solicitados logo na entrada, junto à bilheteria.

Funcionário do parque em Pomerode em imagem promocional que mostra "dente de dinossauro".

Parque de Experiências Vila Encantada reúne diversão com dinossauros. Local também adotará uma sala do silêncio para autistas – Foto: Divulgação/Vila Encantada/ND

Equipe do parque recebe treinamentos sobre inclusão

A equipe da Vila Encantada recebe treinamentos periódicos sobre inclusão. De acordo com a comunicação do parque, em um desses momentos, em dezembro de 2024, foi que surgiram as ideias da sala do silêncio para autistas e dos abafadores de ruído.

Em 2023, o parque de Pomerode já havia sido pioneiro no uso de um aplicativo para ampliar a acessibilidade das atrações.

Ao acessar o programa no celular, o visitante encontra informações em Libras, audiodescrição de imagens, contrastes de cores seguindo os princípios do desenho universal e recursos para ampliar a compreensão dos espaços de lazer.

Dinossauro e funcionário durante atração para crianças em parque de Pomerode

Vila Encantada é uma atração especial para as crianças em Pomerode e agora contará com uma sala do silêncio para autistas – Foto: Divulgação/Vila Encantada/ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.