Quase 40 presos continuam foragidos após a “saidinha” de final de ano em Santa Catarina. Entre os dias 19 de dezembro até 31 de dezembro de 2024, 1.773 presos saíram do sistema prisional catarinense, 46 deles não retornaram após o período, nove deles foram recapturados e 37 continuam foragidos.
Os dados foram apurados pela produção do programa SC no Ar, da NDTV Record, e foram confirmados pelo Governo do Estado. A saída temporária é de sete dias, mas a data de saída de cada preso é determinada pela Justiça. Quase 19 mil presos foram beneficiados pela medida em Santa Catarina ao longo de 2024.
Entenda como funciona a saidinha concedida aos presos
O benefício da saída temporária é concedida aos presos que foram condenados e estão em regime semiaberto, sendo necessário ter cumprido um quarto da pena para conseguir deixar o sistema penitenciário.
Presos podem conseguir as saídas temporárias até cinco vezes por ano, mas é obrigatório o retorno a prisão após os sete dias. Além do final de ano, o benefício também é concedido em outras datas comemorativas como no Dia das Mães.