Novos cinco cruzamentos já estão liberados para conversão livre à direita em quatro bairros da capital. A Prefeitura anunciou que, nesta quarta-feira (15), mais três cruzamentos serão liberados. Livre à direita: única situação que permite furar o sinal vermelho começa a ser implantada em Goiânia, Goiás
Foto: Divulgação /Prefeitura de Goiânia
A Prefeitura de Goiânia implementou a conversão livre à direita, situação que permite que os motoristas furarem o sinal vermelho em cinco cruzamentos da cidade (confira quais abaixo). Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito Sandro Mabel afirmou que a medida será implementada em mais de 150 pontos da capital, com previsão de oito a dez novos pontos a serem liberados por semana.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
“Nós não podemos liberar um número muito grande, porque nós vamos ter uma equipe orientando. Então vamos implantar dez por semana. Acredito que, em quatro meses, teremos esses mais de 150 pontos implantados. Mas o total de pontos em que é possível ser feita essa conversão é em torno de 350 pontos”, declarou o prefeito de Goiânia Sandro Mabel, em coletiva de imprensa.
LEIA TAMBÉM:
ENTENDA: única situação que permite furar o sinal vermelho é implementada em quatro cruzamentos de Goiânia
Em Goiás, quase 80% dos mortos por acidentes de trânsito em 2024 foram homens, diz Detran
VÍDEO: Motociclista morre após ser atropelado enquanto consertava moto em rua
Confira os cinco cruzamentos liberados nesta terça-feira (14):
Segundo a prefeitura, a partir desta terça-feira (14), o motorista goianiense poderá fazer a conversão em cinco cruzamentos da capital, mesmo quando o semáforo estiver vermelho. Os pontos são:
Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América;
Avenida Independência com Rua Contorno, no Setor Central
Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins, no Setor Aeroporto;
Avenida Independência com a Rua do Contorno, Centro; e
Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015, no Setor Pedro Ludovico.
A conversão livre à direita é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desde 2020, que prevê algumas regras. Antes de realizar a conversão durante o sinal vermelho, é necessário observar se há sinalização específica no local, não ficar parado no cruzamento, impedindo o trânsito transversal, e dar prioridade para pedestres que estiverem atravessando as faixas.
Prefeito e Secretário Municipal de Engenharia de Trânsito de Goiânia implementa esteve no cruzamento da Avenida T-7 com a Avenida C-4 para liberação da conversão livre à direita
Nielton Santos
Ainda na manhã desta terça-feira (14), o Secretário Municipal de Engenharia de Trânsito de Goiânia Tarcísio Ribeiro de Abreu declarou que a pasta está fazendo um acompanhamento de todos os pontos que foram liberados para orientar os motoristas.
“Tem muito motorista que não tem o conhecimento ainda e que está aprendendo. Tem que estar muito atento ao pedestre. Existe a faixa, todos os pontos estão bem sinalizados e estamos com uma campanha informando, dando informativo para ter cuidado. A prioridade é o pedestre”, esclareceu o secretário.
Cruzamentos que devem ser liberados nesta quarta-feira (15):
A Prefeitura informou que outros três cruzamentos serão liberados, nesta quarta-feira (15), para a conversão livre à direita. São eles:
Avenida Milão, com a Rua das Orquídeas, no Residencial Eldourado
Avenida T-9, com a Rua Flemington,a Vila Bela
Avenida T-9, com a Avenida Afonso Pena, no Jardim Planalto
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás