• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Moradora de SC doa leite materno suficiente para alimentar 130 bebês: ‘gratificante’

Que a amamentação é fundamental para a saúde dos bebês não é novidade. Mas você sabia que as mães podem doar leite materno para os bancos de leite? Essa foi a atitude tomada por uma moradora de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina que, além de amamentar o próprio filho, doou o suficiente para alimentar outros 130 bebês.

Amanda doou 13 litros de leite, o suficiente para alimentar 130 bebês, segundo o HRO – Foto: HRO/Divulgação

Amanda Zuse Martins, de 32 anos, é mãe de Mateus, que nasceu no dia 14 de novembro de 2024, no Hospital Regional do Oeste. “As meninas da maternidade me explicaram sobre a doação, dizendo que, se eu tivesse interesse, poderia doar meu leite. Como minha produção era bem grande, achei interessante. Alguns dias depois consegui ir ao hospital e conversei com a enfermeira Ana, que me explicou tudo sobre os cuidados e o processo. Foi quando me cadastrei para ser doadora”, diz.

A produção de leite, além de encher a barriguinha de Mateus, permitiu que Amanda fizesse uma contribuição significativa para o banco de leite.“Na primeira semana, já tinha enchido todos os vidrinhos que trouxe para casa. Do dia 26 ao dia 31 de dezembro, levei mais 13 ou 14 vidrinhos, cada um com meio litro. Foi uma produção bem grande, e nesta semana ainda consegui levar mais 7 vidros. É muito gratificante saber que meu leite pode ajudar tantas crianças que precisam”, comemora.

A mãe ainda destacou que a experiência tem um significado especial: “Meu sobrinho precisou de leite quando ficou na UTI Neonatal, mas na época não tínhamos banco de leite aqui em Chapecó. Hoje, poder contribuir é muito gratificante. É a primeira vez que estou doando, e fico muito feliz por fazer parte disso”, destaca.

Leite materno é essencial para desenvolvimento saudável

A recomendação do Ministério da Saúde é de que o leite materno deve fazer parte da alimentação do bebê até os dois anos de idade, sendo o único alimento ingerido até os seis meses de vida.

Para garantir a amamentação de bebês que não têm acesso ao leite materno por diversos motivos, foram criados bancos de leite, que recebem doações e processam esse leite doado para distribuir aos recém-nascidos que necessitem.

Em funcionamento desde março de 2023, o banco de leite do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, já captou mais de 1.100 litros de leite humano e beneficiou mais de 460 recém-nascidos de toda região Oeste de Santa Catarina internados na UTI-neonatal, UTI-pediátrica e UCINCO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.