• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Maior berçário de tartarugas de água doce do mundo fica no Brasil e está ameaçado

Mudança climática e atividade humana podem prejudicar reprodução de animais. Ambientalistas defendem criar unidade de conservação. Ambientalistas pedem proteção de área de berçário de Tartarugas da Amazônia
O Fantástico deste domingo (12) foi até o Vale do Guaporé, na fronteira entre Brasil e Bolívia, onde fica o maior berçário de tartarugas de água doce do mundo, que está ameaçado pelas mudanças climáticas.
É ali que acontece, todos os anos, o ciclo reprodutivo dessas espécies: da desova até o nascimento dos filhotes. Veja no vídeo acima. Por isso, para proteger os animais em um momento tão delicado, ambientalistas defendem a criação de uma unidade de conservação.
A difícil jornada até o berçário
O Vale do Guaporé, a cerca de 800 quilômetros de Porto Velho (RO), é uma área de difícil acesso. A região faz fronteira com a Bolívia. No país vizinho, dá para ver a floresta amazônica quase que intacta. Já no Brasil, a área é cercada por dezenas de fazendas.
No período de seca, as tartarugas-da-amazônia migram para as praias de areias grossas, onde realizam a desova. O último ciclo começou quase dois meses mais tarde. O atraso pode ter sido causado pelas mudanças climáticas e pelas queimadas, como aponta o coordenador do PQA no estado do Pará, Roberto Lacava:
“Além da questão da seca histórica na Amazônia, a gente também teve um ano com muito incêndio florestal, muita fumaça”, explica.
Impacto das mudanças climáticas
Dois meses depois de colocar os ovos, nascem os filhotes. Mas este ano a cheia do rio Guaporé veio mais cedo, e apenas 30% das tartarugas sobreviveram.
“Em 2023 a gente contou 1, 4 milhões de filhotes. Em 2024, a gente contou somente 377 mil filhotes no Guaporé. Normalmente, os anos de pouca eclosão estão relacionados com a rápida subida do rio, onde ocorre o alagamento dos ninhos. O que a gente observa é que nos últimos anos isso vem ocorrendo com mais frequência, e isso preocupa a gente. A gente acredita que esteja relacionado com mudanças climáticas”, afirma Lacava.
A luta pela criação de uma unidade de conservação
Segundo ambientalistas, 60% da população mundial das tartarugas-da-amazônia estão no Brasil. Eles dizem que, pra proteger a espécie, é importante criar uma unidade de conservação no lado brasileiro.
“É importante a gente lembrar também a problemática que existe aqui, porque de lá, na Bolívia, ali existem leis que garantem essa preservação. Do lado do Brasil, a gente não tem áreas de proteção”, explica Camila Ferrara.
O ICMBio disse, em nota, que não existe uma proposta de criação de uma unidade de conservação exclusivamente para a proteção das tartarugas na Amazônia.
“A nossa intenção seria criar uma unidade de conservação, seria a menor do Brasil. Essa área não é para prejudicar ninguém no rio, é simplesmente para a proteção desses animais, principalmente nesse período reprodutivo, que vai desde a migração delas até o nascimento dos filhotes, que é o período mais sensível, onde elas estão mais vulneráveis. Então a gente tem que continuar protegendo e lutando pela conservação”, defende Ferrara.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.