• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Com corredor de umidade e frente fria, Norte e Nordeste devem ter chuva forte no fim de semana


Bahia deve ser um dos estados mais afetados, com previsão de pancadas fortes e risco de deslizamento e alagamentos. Chuva deve durar ao menos até domingo. Norte e Nordeste devem ter um fim de semana com chuva.
Prefeitura de São José do Rio Preto/Divulgação
O fim de semana deve ser de muita chuva em boa parte dos estados do Norte e do Nordeste. A atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve trazer grandes volumes de chuva para essas regiões por pelo menos quatro dias.
➡️A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens que normalmente vai do Norte ao Sudeste. O sistema é responsável por manter o tempo instável nessas regiões, gerando acumulados consideráveis de chuva.
De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, a partir desta sexta-feira (10), o sistema, que está ativo desde o último domingo (5), vai atuar de maneira mais intensa entre os estados do Amazonas, Tocantins e Bahia, passando por Maranhão e Piauí.
🟠As regiões entre o sudeste do Pará, norte do Tocantins, sul do Maranhão, sul do Piauí e noroeste da Bahia devem ter acumulados de até 100 milímetros por dia, com ventos intensos de até 100 km/h.
Região em laranja deve ter grandes acumulados de chuva nos próximos dias.
Inmet
Luengo pontua que, no caso desse sistema, três fatores meteorológicos atuam em conjunto:
Uma frente fria, que deve avançar bem devagar a partir de amanhã pela Bahia;
Um corredor de umidade formado a partir da Amazônia, atuando de forma muito intensa e persistente;
E duas circulações de ar em altos níveis.
“Com essa combinação, a chuva deve ser muito volumosa e frequente nessas regiões pelo menos até domingo ou segunda-feira”, comenta Luengo.
Fenômeno climático La Niña chegou, mas deve perder força até abril, confirma agência dos EUA
Temporais na Bahia
O meteorologista também destaca que o estado da Bahia deve ser um dos mais afetados pelas chuvas nos próximos dias.
Salvador e o sul do estado devem sofrer com o alto volume de chuva, com possibilidade de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos.
“Em algumas cidades, o volume registrado nos próximos dias pode chegar ao esperado para o mês ou até mais”, alerta o Luengo.
⚠️O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para o risco moderado de eventos hidrológicos no nordeste do estado.
De acordo com o órgão, “não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações de córregos e alagamentos” em algumas regiões.
Esses locais também estão sujeitos a deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostar urbanas e quedas de barreiras à margem das rodovias.
Veja aqui como fica a temperatura na sua cidade no fim de semana.
Chuva no Nordeste e calor no Sul
O meteorologista também detalha como deve ficar o tempo nos próximos dias em todas as regiões do país:
Sul
Praticamente todos os estados devem ter temperatura elevada e pouca chuva. Em Porto Alegre, por exemplo, as máximas podem chegar a 30°C no fim de semana. Em Curitiba e Florianópolis, a máxima deve chegar a 26°C.
Sudeste
A chuva perde um pouco de força no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, em comparação aos últimos dias. Segundo Luengo, ainda chove, mas o risco para desastres é menor.
“Na metade sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo também entram no pacote de, se chover, é algo mais pontual”, prevê o meteorologista.
Centro-Oeste
Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal podem ter pancadas isoladas fortes, principalmente no norte do Mato Grosso e norte de Goiás. No Mato Grosso do Sul, se chover, deve ser fraco, com expectativa de muito calor.
Norte
Amapá e norte do Pará devem ter chuva por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Amazonas, Rondônia e Acre devem ter pancadas isoladas, tanto no sábado como no domingo.
➡️A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um encontro de ventos na região do Equador. É dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Inmet.
Nordeste
Boa parte dos estados da região devem ter bastante chuva, principalmente o interior. Há previsão de muita chuva e temporais isolados no Maranhão, Piauí, sul do Ceará e oeste de Pernambuco.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.