Próxima novela das sete da Globo, Dona de Mim (título provisório) promete dar o que falar. A trama escrita por Rosane Svartman terá, entre suas personagens, uma mulher homossexual.
De acordo com Carla Bittencourt, colunista do ‘Portal Leo Dias’, Ayla é filha de Abel (Tony Ramos), um dos protagonistas da história. Trata-se de uma jovem lésbica muito bem-resolvida com relação à sua orientação sexual.
A personagem, que ainda não tem atriz escalada para vivê-la, viverá um romance no decorrer da novela. A ideia, ainda segundo a publicação, é desenvolver a história de amor sem pressa e com todo o cuidado.
A princípio, uma personagem lésbica não seria um problema numa novela da Globo, que inclui personagens homossexuais em suas histórias há um bom tempo. No entanto, polêmicas recentes envolvendo casais de mulheres em folhetins fazem com que a novidade chame a atenção.
+ Nova contratada da TV Globo? Christina Rocha surge na emissora e revela motivo
Polêmica
Trama anterior da autora Rosane Svartman, Vai na Fé (2023) também teve um casal de mulheres. Clara (Regiane Alves) vivia um relacionamento abusivo com o vilão Téo (Emilio Dantas) e acabava se apaixonando por Helena (Priscila Sztejnman), sua personal trainer.
A história de amor caiu nas graças do público, mas uma decisão da Globo sobre o rumo das personagens gerou muita polêmica na época. Após anunciar que Clara e Helena trocariam o primeiro beijo na história, a emissora voltou atrás e cortou a cena do carinho entre as mulheres.
Os fãs de Vai na Fé ficaram revoltados e se manifestaram nas redes sociais. A decisão polêmica foi atribuída a Amauri Soares, diretor geral dos Estúdios Globo, que pretendia não afugentar o público evangélico e conservador que acompanhava a história.
+ Globo elege Eliana como substituta de Ana Maria Braga em sua programação
Outro veto
Já Mania de Você, atual novela das nove da Globo, passou por uma situação diferente, mas com semelhanças. Uma das ideias de João Emanuel Carneiro era que Fátima (Mariana Santos) e Diana (Vanessa Bueno) se tornassem um casal.
Porém, com a baixa audiência da novela, muitas mudanças foram implementadas nos rumos da história. Buscando fugir de polêmicas, o autor acabou desistindo do casal lésbico, dando novos rumos às duas personagens.
Fátima e Diana se tornaram amigas, ambas sempre se apoiando. Diana deu força para que Fátima se libertasse de um casamento abusivo, enquanto Fátima incentivou a amiga a retomar sua carreira como designer.