• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

O que é Prouni e como funciona? Conheça as etapas do programa

Formulado pelo Governo Federal em 2004, o Prouni já contribuiu com o acesso de milhões de estudantes ao ensino superior. Por ter grande um impacto social, é normal que muitos busquem entender o que é Prouni e como funciona o programa de fomento à educação.

Computador aberto no site do prouni

Principal programa de estímulo ao ensino superior, o Pronuni abre inscrições duas vezes ao ano – Foto: Deiviane Linhares/Metrópoles/Reprodução/ND

O que é Prouni e como funciona?

O Programa Universidade para Todos, ou simplesmente Prouni, é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação) para que qualquer brasileiro sem diploma de nível superior possa iniciar uma graduação ou curso de extensão de seu interesse, em instituição particular, recebendo uma bolsa de estudos integral ou parcial.

O propósito do programa é democratizar o acesso à universidade, possibilitando que pessoas sem condições de arcar com a mensalidade de uma instituição privada, possam realizar o sonho de cursar uma graduação.

Para isso, o Prouni conta com um processo seletivo para os candidatos e estabelece critérios de participação, para que a população de baixa renda possa ser contemplada pelo programa.

A participação do Prouni é feita mediante:

  • A conclusão do ensino médio;
  • A realização do Enem (Ensino Nacional do Ensino Médio) nos últimos dois anos;
  • Comprovação do rendimento familiar.
Caderno de provas do enem ao lado de uma pessoa estudando

A realização do Enem é obrigatória para quem deseja participar do Prouni – Foto: Reprodução/Shutterstock

Como são oferecidas duas modalidades de bolsas, os recortes de seleção são particulares para cada uma delas.

Se o estudante pretende se candidatar a bolsa integral, que arca com 100% dos custos da mensalidade, precisa comprovar ter uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Já para quem busca a bolsa parcial, que custeia metade do valor da mensalidade, é necessário ter uma renda familiar entre 1,5 e 3 salários mínimos por pessoa.

As etapas do processo seletivo do Prouni

Com as inscrições gratuitas e feitas online, o processo seletivo para o Prouni é realizado duas vezes ao ano, sempre antes do início do semestre letivo.

Para quem não está familiarizado com o que é Prouni e como funciona, é preciso estar atento a cada fase do programa.

Tudo começa pela inscrição, feita na página do programa e com data divulgada previamente pelo Governo Federal.

Nessa etapa, além de preencher o seu cadastro pessoal e social, o candidato deverá selecionar até duas instituições participantes do Prouni de sua preferência, o curso, modalidade e turnos desejados.

Imagem de uma pessoa acessando site do prouni pelo celular e computador

Todo o processo de inscrição do Prouni é digital – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Reprodução/ND

Durante todo o período de inscrição, o aluno pode mudar as opções preenchidas, sendo que a última inscrição validada será a utilizada para a classificação da bolsa.

O próximo momento é a definição da classificação do estudante no curso e instituição selecionada. Esse ranqueamento respeita critérios específicos, como:

  • A condição socioeconômica do pretendente a vaga;
  • O histórico de instituições escolares do aluno;
  • As notas de corte do Enem para o curso e faculdade escolhidas.

Como cada instituição possui um número próprio de vagas, a nota mínima para a classificação varia do curso, turno e módulo selecionados.

Vale ressaltar que professores que trabalham em escola pública no regime de magistério, estudantes que concluíram o ensino médio somente em instituições públicas ou em escolas privadas com bolsa integral possuem prioridade na posição final.

Professor com microfone dando aulas

Professores que estão realizando o magistério também tem prioridade no processo do Prouni – Foto: Divulgação

Por sua vez, candidatos com deficiência ou que se autodeclararam como pretos, pardos ou indígenas, podem optar entre participar do processo geral do Prouni ou concorrer a políticas de ações afirmativas.

Após essa fase, os estudantes classificados devem apresentar a documentação necessária na instituição escolhida para terem a sua participação no programa efetivada.

Os demais participantes aguardam em uma lista de espera, e podem eventualmente serem chamados caso o número total de bolsas não tenha sido preenchido.

É preciso ter feito vestibular para participar do Prouni?

Ter realizado o realizado a prova de vestibular na instituição desejada é totalmente opcional, logo não é um requisito obrigatório do Prouni.

O que pode acontecer é de a faculdade ter um próprio processo seletivo para selecionar os bolsistas do programa, o que é informado logo no momento da inscrição.

A inscrição para o Prouni é presencial?

Para que não está acostumado com o que é Prouni e como funciona, é comum ter dúvidas pontuais sobre a etapa de inscrição.

O único formato é por meio do site oficial do programa, com a criação de uma conta GOV.BR, sistema que permite o acesso a todos os serviços digitais do Governo Federal.

Nos casos em que o aluno não possuir computador ou qualquer dispositivo eletrônico para realizar sua inscrição, ele pode comparecer à instituição de ensino desejada e realizar sua inscrição utilizando os laboratórios de informática do local, como prevê à norma geral do programa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.