Resolução foi aprovada por unanimidade, com 26 votos favoráveis. Agora, os vereadores poderão participar de sessões extraordinárias de forma remota. Câmara Municipal de Cuiabá
Secom/Câmara
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, nesta terça-feira (7), mudanças no regimento interno para ampliar o número de comissões permanentes de 16 para 23 e realizar votações híbridas em sessões extraordinárias durante o recesso parlamentar. A resolução foi aprovada por unanimidade, com 26 votos favoráveis.
Segundo a presidente da Câmara, vereadora Paula Calil (PL), o desmembramento e a criação de novas comissões visam dar mais celeridade e aprofundamento às demandas legislativas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Ela destacou que a mudança no quesito das comissões foi pensada para garantir mais foco e agilidade nos trabalhos da Câmara. Como exemplo, ela mencionou que a antiga comissão de Transporte, Urbanismo, Meio Ambiente e Defesa dos Animais foi desmembrada, dando origem às comissões de Transporte e Mobilidade Urbana, Defesa aos Direitos dos Animais e Meio Ambiente e Urbanismo, o que, segundo ela, assegura maior especialização e eficiência nas atividades legislativas.
A definição dos presidentes das comissões está prevista para ser realizada nessa quinta-feira (9), em reunião do Colégio de Líderes. Por enquanto, apenas a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) já tem a presidência definida: a vereadora Samantha Iris (PL) foi eleita por unanimidade. O vice-presidente será o vereador Marcrean Santos (MDB), enquanto Daniel Monteiro (Republicanos) ocupará o cargo de membro titular. Como suplentes, foram designados os vereadores Cezinha Nascimento (União), Dilemário Alencar (União) e Michelly Alencar (União).
As mudanças no regimento também preveem maior flexibilidade para sessões extraordinárias no recesso parlamentar, com a adoção do modelo híbrido, permitindo que vereadores participem presencialmente ou de forma remota.