O proprietário de um Ferrari LaFerrari 2016, será o responsável pelo pagamento do maior IPVA de Santa Catarina. O supercarro tem valor de mercado de R$ 38.093.218,00 (valor venal). O IPVA de 2025 para esse superesportivo atinge será de R$ 761.864,36.
Com o valor, é possível comprar um carro de luxo zero quilômetro, como por exemplo, uma BMW X5 plug-in híbrido zero-quilômetro. O SUV é tabelado em R$ 756.950 e ainda sobraria uma grana para gasolina.
Santa Catarina deve arrecadar R$ 4,4 bilhões com o IPVA em 2025. Em 2024, a arrecadação com o imposto cresceu quase 8% na comparação com 2023, alcançando a marca de pouco mais de R$ 4 bilhões, até 12 de dezembro.
A Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina divulgou o calendário de pagamento do IPVA para 2024, mantendo as alíquotas em 2% para carros e utilitários e 1% para motocicletas.
Essas taxas posicionam Santa Catarina entre os estados com IPVA mais acessível. Além daqui, o Acre e o Espírito Santo também têm alíquota de 2%. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por outro lado, têm alíquotas de 4% para veículos de passeio e estão entre os mais caros do País. O percentual também é maior nos Estados vizinhos: 3,5% no Paraná e 3% no Rio Grande do Sul.
Atualmente, o Estado tem 6.177.362 veículos registrados em sua frota, dos quais 4.993.715 são passíveis de tributação. A base de cálculo do IPVA é o valor de mercado do veículo e leva em conta a tabela Fipe. O imposto considera o mercado automotivo catarinense, conforme prevê o artigo 6º da Lei nº 7.543, de 1988.
Segundo a SEF, a arrecadação do imposto vai 20% para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Os 80% restantes, metade é destinada ao município em que o veículo estiver registrado e a outra metade fica com o Governo do Estado.
Já o menor será de apenas R$ 2,67, correspondente a uma mobilete Hero Puch de 1994, a gasolina, avaliada em R$ 267.